10/04/2020
A busca por práticas sustentáveis tem crescido bastante e o debate em torno desse tema fica cada vez mais popular. Mas muitas vezes o conceito de sustentabilidade é mal interpretado ou utilizado de maneira errada. Você já parou para pensar no que essa palavra realmente significa?
Para falar de sustentabilidade é necessário entender antes como funciona o sistema de produção atual: é um modelo linear com 5 fases principais (extração, produção, distribuição, consumo e tratamento de lixo). Apesar de ter funcionado até agora, trouxe problemas como o aumento da poluição e de resíduos tóxicos e a exploração excessiva de recursos naturais. Como a extração desses recursos é a base do modelo de cadeia produtiva, seu esgotamento levaria esse sistema à falência e o tornaria insustentável. O que mais chama a atenção de especialistas é que esse cenário não está muito distante da realidade: grandes áreas de florestas são desmatadas a cada minuto, a qualidade do ar piora a cada dia e o desperdício de água aumenta a cada ano.
É por isso que se fala tanto em desenvolvimento sustentável. A primeira vez que esse termo foi usado foi em um livro chamado “Nosso Futuro Comum”, publicado em 1987, que diz que o “desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”. Desde que essa preocupação começou a ganhar espaço, bastante coisa mudou e hoje contamos com tecnologias que permitem o desenvolvimento mas que visam o uso consciente dos recursos que temos disponíveis.
A energia solar é um ótimo exemplo disso. Além de ser uma fonte de energia limpa e inesgotável, essa modalidade de geração energética não produz resíduos ou poluição como os combustíveis fósseis nem causa grandes impactos ambientais, como a hidrelétrica ou a eólica.
Mas vale dizer que o conceito de sustentabilidade não significa apenas ser menos danoso ao meio ambiente. Para um produto ser verdadeiramente sustentável, quem o produz deve estar atento aos seguintes aspectos:
Adotar uma fonte de energia renovável pode ser um ótimo primeiro passo para aqueles que buscam atitudes sustentáveis. A Órigo Energia é uma das empresas brasileiras mais experientes em Energia Solar Fotovoltaica e trabalha tanto com projetos de Telhado Solar como de Fazenda Solar. Nesse modelo, a energia é gerada nas fazendas da Órigo e é enviada para sua casa ou empresa.