gráfico ilustrativo de sustentabilidade empresarial

Sustentabilidade Empresarial: benefícios e tendências

Quando falamos em sustentabilidade, não estamos apenas destacando um movimento, mas uma necessidade e, no ambiente corporativo não é diferente. A cada dia fica mais nítido que empresas precisam adotar processos para contribuir positivamente com o ecossistema, ligando campos fundamentais como: social, ambiental e econômico.

Nos últimos anos, felizmente, um número notável de organizações perdeu a percepção de que a sustentabilidade é um conceito válido apenas em alguns momentos, e passaram a entender que, na verdade, trata-se de uma causa pertinente e necessária na evolução dos negócios.

Diante da pandemia mundial de Covid-19 que enfrentamos há praticamente um ano e que desencadeou uma série de debates, o assunto está em destaque e a sociedade aguarda iniciativas relacionadas a essa postura consciente, orientadas por propósitos que apoiem a sustentabilidade empresarial.

Mas afinal, o que é sustentabilidade empresarial? 

A sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações adotadas por companhias com o objetivo de operar de maneira mais consciente. São negócios que levam em sua essência, metas sustentáveis e socialmente responsáveis, aliadas às melhorias da sociedade e de acordo com o cenário corporativo em que estão inseridas.

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Quais seus benefícios e sua importância?

Alguns dos benefícios da sustentabilidade empresarial são:

  • Crescimento consciente;
  • Melhoria na relação com o consumidor;
  • Abordagem socioecológica;
  • Vantagem competitiva;
  • Redução de custos;
  • Incentivo à inovação;
  • Colaboração para redução de impactos e mudanças climáticas. 

Segundo um relatório do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), a prática é importante, pois muitas empresas contam com um “paradigma atual de crescimento que apresenta graves problemas e, continuando nesse caminho, poderíamos nos deparar com um futuro que inviabilizaria os negócios”. 

Neste sentido, as metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS), se mostram um guia de evolução, desde que as empresas se mobilizem para isso.

“Um mundo sustentável, como aquele imaginado pelos ODS, não se concretizará sem que as empresas sejam atores de desenvolvimento, transformando os desafios em oportunidades de negócio”, destaca o estudo.

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Tendências de sustentabilidade empresarial

Recentemente, a Veris Strategies, uma consultoria de sustentabilidade e mudança cultural, publicou o estudoThink 2030: tendências para negócios sustentáveis‘, destacando movimentos globais que prometem conduzir a sustentabilidade empresarial ​​durante os próximos 10 anos. Listamos os três principais:

1. Desempenho em relação às metas sustentáveis

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as metas globais, estabelecidas para serem alcançadas até 2030, definirão a década. A tendência é que as empresas sejam cada vez mais “julgadas” pelo seu desempenho nessas metas.

Desde que os objetivos foram impostos em 2015, as indústrias mostraram resultados positivos, mas o progresso continua desafiador. Faltando apenas 10 anos para o prazo, a reflexão sobre o tema se tornará mais crítica, pois o envolvimento significativo com ODS, exige que as empresas entendam seu lugar na sociedade. As atitudes referentes ao Acordo de Paris, definindo cortar as emissões de carbono, também tendem a ficar mais evidentes. 

2. Transparência radical

Outra tendência importante, segundo o relatório, será a Transparência Radical. Uma vez que as expectativas dos consumidores em relação ao material, integridade, segurança e o que está por trás de cada produção aumentam. As pessoas não buscam mais consumir somente pela melhor oferta, buscam que as indústrias sejam abertas sobre seus produtos e que tenham transparência sobre a sustentabilidade empresarial. Considerando desde as ações internas até os produtos finais.

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3. Soluções efetivas e coletividade

À medida que esses cenários serão reproduzidos na próxima década, as empresas provavelmente também se tornarão mais responsáveis, adotando abordagens proativas relacionadas aos dilemas não-sustentáveis que afetam o planeta. O pensamento sobre “resolver rapidamente um problema” será deixado de lado. Esse é o momento em que as indústrias passam a investir em ações efetivas a longo prazo e não provisórias.

Além disso, um movimento de aliança entre lideranças pode surgir para resolver essas questões coletivamente. Permitindo que as empresas se unam a uma só voz, em vez de um debate competitivo. O espírito de colaboração deve acelerar o desenvolvimento de ferramentas, estruturas e metodologias para alcançar bons resultados. 

Sendo assim, estamos falando de tendências baseadas em estratégias sustentáveis. Quando falamos de sustentabilidade nas empresas, intuitivamente estamos falando sobre empreendedorismo e sobre os novos negócios que farão parte do nosso futuro. Então cabe a nós entender como aplicar de fato, essas estratégias, considerando a preservação ambiental e a inclusão social. A responsabilidade social e a empresa sustentável andam juntas. 

Você pode ver o estudo completo aqui.

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