Pegada de Carbono

O que é pegada de carbono?

Você já ouviu falar sobre a pegada de carbono? Assuntos relacionados ao tema estão cada vez mais em evidência, principalmente entre aqueles que desejam diminuir impactos ao meio ambiente e levar uma vida com a consciência “mais leve” quando o assunto é o nosso planeta.

Primeiramente, o que você precisa saber é que mesmo sendo uma pessoa com hábitos sustentáveis, seu estilo de vida ainda resultará em algum impacto ambiental. Não à toa, toda ação tem uma reação e quase sempre ela vem acompanhada da emissão de dióxido de carbono (CO2). E esse é um ponto de atenção quando pensamos no lado ecológico.

Leia também: O que significa sustentabilidade?

Então, o que é pegada de carbono?

Pegada de Carbono
Reduzir a pegada de carbono é essencial para a preservação do ecossistema

O termo se refere a um método utilizado para acompanhar a quantidade de emissões de gases poluentes durante a fabricação de produtos, transportes, agropecuária ou fatores de sua rotina diária, como ir ao mercado e tomar banho. Inclusive, a roupa que você está usando e a sua refeição podem ter gerado grandes impactos até chegar em sua casa, desde o processo de plantio à industrialização.

Mas por que isso é tão preocupante?

O dióxido de carbono, quando acumulado na atmosfera, acelera o efeito estufa que, apesar de ser necessário para manter a temperatura do planeta, pode provocar mudanças climáticas preocupantes, como o hiperaquecimento global, capaz de levar países à extinção. Por isso, reduzir a pegada de carbono é essencial para a preservação do ecossistema.

Como reduzir a pegada de carbono?

Pegada de Carbono
Optar por um consumo mais consciente em sua rotina diminui as emissões de CO2

O consumo de energia está extremamente relacionado ao assunto, já que os combustíveis fósseis são um dos fatores que mais contribuem para danos na camada de ozônio. Nesse sentido, fontes de energia limpa, como a fotovoltaica, são uma alternativa extremamente benéfica, pois a emissão de gases poluentes em seu processo é relativamente baixa.

Além disso, optando pelo serviço de uma Fazenda Solar, a pegada de carbono em sua residência ou empresa é ainda menor sem a necessidade da instalação de equipamentos.

Implantar pequenas mudanças de hábito no dia a dia também faz a diferença. Diminua o consumo de plásticos e opte por objetos reutilizáveis. Aposte sempre em sacolas retornáveis e de material ecológico. Hoje já existem inúmeras lojas que vendem opções personalizadas para todos os gostos. 

Praticar uma alimentação com menos proteína animal e mais alimentos orgânicos também faz a diferença, não apenas para o planeta, mas também para a sua saúde. Se possível, diminua a frequência de uso de transportes movidos a combustíveis fósseis. Já pensou em fazer um trajeto, pelo menos aos finais de semana, usando uma bicicleta como alternativa? Com certeza, depois dessas ações, seu corpo e o planeta vão agradecer!

Como calcular a pegada de carbono?

Atualmente, existem várias instituições que buscam incentivar a conscientização sobre os impactos e as mudanças climáticas causadas pelas atividades humanas. A Iniciativa Verde é uma das que contribui para a melhoria dos serviços ambientais, por meio de projetos próprios de recomposição florestal e em parceria com outras organizações.

Além disso, a companhia oferece em seu site uma calculadora de carbono muito eficiente. Simples e fácil de usar, basta inserir alguns dados como o consumo de energia, qual transporte você utiliza e como é sua rotina de alimentação para obter o resultado gratuitamente.

Após o cálculo, é possível saber quantas árvores você pode plantar por ano para compensar suas emissões e ajudar o planeta. Bacana, né?

Assine nossa
newsletter