Energia renovável: o que é energia solar e biogás

Energia renovável: o que é energia solar e biogás

04/09/2020

As energias renováveis contribuem diretamente para a diminuição de impactos ambientais e podem ser mais econômicas em sua rotina. Por esses e outros motivos, estão se tornando cada vez mais procuradas pelos brasileiros. Segundo uma pesquisa recente da ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) e pelo IBOPE Inteligência, 90% dos brasileiros gostariam de produzir sua própria energia este ano.

A Órigo Energia conta com duas possibilidades de fontes renováveis: a Fazenda Solar e a Fazenda de Biogás. Mas você sabe a diferença entre elas?

Leia também: A história da energia solar no Brasil

O que é energia solar ou fotovoltaica?

Fazenda de energia solar
A energia solar é uma das que mais tem potencial de crescimento no Brasil

A fazenda solar produz energia limpa através de painéis fotovoltaicos instalados em uma grande área de um campo rural. Lá, o processo acontece da mesma maneira que os sistemas implantados em telhados de casas, porém em uma escala muito maior, capaz de alimentar, por completo, estruturas de pequenas cidades.

Em outras palavras, a energia fotovoltaica é a eletricidade obtida através da conversão da luz. Gerada por meio dos raios solares e convertida pelos painéis, a energia vinda do recurso natural é extremamente benéfica para quem deseja usufruir de uma opção mais sustentável no setor elétrico.

Um destaque da fonte solar é que independentemente da frequência da radiação, a energia é gerada todos os dias, inclusive, em climas chuvosos e nublados. Nesse caso, há apenas a captação de menos luz, mas ainda de forma eficiente.

Além disso, uma fazenda de energia solar é uma opção mais prática e acessível para quem não quer ou não pode investir em um sistema fotovoltaico particular. A Órigo foi a primeira empresa a lançar o modelo no Brasil, em 2017, na cidade de João Pinheiro, Minas Gerais. 

Você viu? Comunidades isoladas também são beneficiadas pela energia solar

O que é biogás e como ele é utilizado na geração de eletricidade?

origo-fazenda-biogas
Atualmente a Órigo conta com duas fazendas produtoras de biogás

A fazenda de biogás também é uma opção renovável que pode gerar energia elétrica, veicular ou térmica. Gerada através da fermentação da matéria orgânica, é considerada uma energia abundante e inesgotável. Mas afinal, o que é biogás

Composto principalmente de metano e dióxido de carbono, sua produção consiste na conversão da energia química do gás em energia mecânica através de biodigestores anaeróbios. Dentro dos equipamentos, é feita a otimização do material orgânico e o metano entra em combustão para gerar a energia.

Leia também: Descubra por que o Brasil tem um grande potencial para produzir energia limpa

Escalada como a 4ª fonte de energia mais explorada no Brasil, atrás da hidrelétrica, combustíveis fósseis e eólica, segundo dados da ANEEL, uma das grandes vantagens do biogás é a destinação adequada de resíduos agrícolas, esgoto doméstico, resíduos orgânicos e sólido urbanos, que muitas vezes acabam sendo poluentes ao meio ambiente por descarte incorreto ou em aterros sanitários.

View this post on Instagram

Já imaginou viver em um planeta mais saudável, ecológico e inspirador? Sem poluição, com preservação das florestas e consumo consciente? Esse é o sonho de muitas pessoas. E apesar de parecer difícil, é possível se cada uma fizer a sua parte. Você pode começar com mudanças pequenas no seu dia a dia, ou investir em benefícios a longo prazo, como a implantação de uma energia renovável. Seja Solar ou Biogás, ambas podem proporcionar uma vida com menos impactos na sua residência, negócios ou comunidade. Tem dúvidas sobre como elas são produzidas? Este post pode te ajudar! 😉 Esse post possui texto alternativo. #PraCegoVer #EducaçãoAmbiental #MeioAmbiente #EscolhaOrigo #EnergiaRenovavel #EnergiaLimpa #MaisSustentavel

A post shared by Órigo Energia (@origoenergia) on

Compartilhe nas redes sociais

Matérias Relacionadas

Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, analisar tráfego e proporcionar uma experiência mais segura para os nossos usuários. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações. Aceitar