O que é desenvolvimento sustentável?

O que é desenvolvimento sustentável?

18/09/2020

Uma coisa é fato: nos últimos anos, cada vez mais,  a preservação do planeta está em pauta. Não à toa, aumentou a busca por empresas que prestam serviços mais ecologicamente corretas, ou que fornecem produtos menos poluentes, gerando economia  de recursos sem deixar o meio ambiente de lado. Ainda bem, não é mesmo?

Hoje, causas como a mudança climática, a biodiversidade e a preservação das florestas são pautas constantemente presentes. Com isso, debates importantes a respeito do Desenvolvimento Sustentável ganharam terreno em todo o mundo. Mas você já parou para pensar no que de fato isso significa?

Vamos falar de Desenvolvimento Sustentável!

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Desenvolvimento Sustentável é um conjunto de ações capazes de suprir as “necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às das futuras gerações; é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”.

O termo também foi oficializado no Relatório Brundtland, documento que coloca em evidência temas como comportamento humano, crescimento econômico, consumo de energia e assuntos ambientais, publicado em 1987. Mas por que ele foi criado? 

Bom, de lá para cá, muita coisa mudou. Antigamente, o desenvolvimento socioeconômico e o meio ambiente eram tratados como questões separadas. Por isso, muitas atividades focadas no crescimento social prejudicavam o planeta sem grandes preocupações a respeito do “amanhã”. Com o Desenvolvimento Sustentável, isso mudou e os dois lados passaram a andar em conjunto, prezando mais pela qualidade do que pela quantidade. 

Leia também: 5 dicas para uma vida mais sustentável

O conceito é  dividido basicamente em quatro categorias: a sustentabilidade econômica, a sociopolítica, a ambiental e a cultural. Para que todas as áreas consigam progredir é importante ter planejamento, conhecimento e conscientização dos valores dos recursos naturais na sociedade. 

A Semana dos Objetivos Globais da ONU é um dos eventos que buscam dar visibilidade e engajar mudanças sobre o cenário. É realizada anualmente e, este ano, acontece em formato virtual, entre os dias 18 e 26 de setembro. Vale a pena dar uma conferida na programação!

Desenvolvimento Sustentável na sociedade

Desenvolvimento sustentável
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão em vigor desde 2015

Mas, afinal, como o Desenvolvimento Sustentável está inserido na rotina da sociedade? O tema ganhou mais repercussão nos anos 2000, quando a ONU lançou 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), compostos por 21 metas. De acordo com a organização, desde quando os ODM foram estabelecidos, a pobreza global diminuiu, mais crianças passaram a frequentar a escola primária e o acesso à água potável se expandiu pelo mundo.  

O plano ficou ativo até 2015. Para sucedê-lo, a ONU investiu em uma nova agenda de sustentabilidade, propondo outros objetivos globais. Lançados em setembro do mesmo ano, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram divididos em 169 metas a serem atingidas até 2030 em 193 países membros da organização.

Conhecidos mundialmente como a Agenda 2030, os 17 ODS equilibram as dimensões do desenvolvimento sustentável. Os objetivos servem como guia para planejar etapas que acabem com a fome, preservem o planeta, promovam prosperidade, qualidade de vida, saúde e bem-estar para todos. 

Você viu? Como será a energia no futuro

Quais são os ODS da Agenda 2030?

Redução da desigualdade, eliminação da fome e construção de comunidades sustentáveis são algumas das pautas presente na Agenda 2030

Para que todos os objetivos da agenda sustentável sejam concluídos e estimulem ações mais conscientes na sociedade, é necessário uma jornada mundial coletiva envolvendo empresas, universidades, indivíduos e o governo. A Órigo está comprometida e alinhada com três ODS. Você pode saber mais sobre nossos compromissos aqui!

Conheça todos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e do saneamento para todos;

Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível a energia para todos;

Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;

Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;

Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;

Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;

Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;

Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos;

Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres; gerir de forma sustentável as florestas; combater a desertificação; deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;

Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;

Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. 

Você também pode acessar o plano completo aqui. E aí, o que você tem feito para proporcionar  a mudança? Siga a Órigo no Instagram e conte pra gente!

Compartilhe nas redes sociais

Matérias Relacionadas

Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, analisar tráfego e proporcionar uma experiência mais segura para os nossos usuários. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações. Aceitar