visão aérea de placas solares em uma fazenda solar

Fazenda Solar: O que é e como funciona?

A utilização de energia solar tem se popularizado e conquistado cada vez mais adeptos no Brasil. Para suprir a demanda, existe um espaço que é fundamental para o setor: a fazenda solar.

Segundo um levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2019, havia o registro de 2.469 fazendas solares em território nacional, o que, atualmente, permite ao nosso país liderar o mercado de energia solar na América Latina.

O mesmo órgão ainda revelou que, desde 2012, quando foi regulamentado e facilitado o acesso à geração desse tipo de energia, já foram investidos mais de R$86,2 bilhões pela iniciativa privada, além de R$22,8 bilhões pelos órgãos públicos. Também há o registro de mais de 480 mil empregos gerados no setor.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo completo sobre as fazendas de energia solar. Continue lendo e confira tudo a respeito do assunto!

O que é uma fazenda solar?

A fazenda solar é uma grande área equipada com painéis fotovoltaicos. Esses painéis produzem uma grande quantidade de energia, suficiente até para alimentar pequenas cidades, dependendo do tamanho da fazenda.

Esse modelo é essencial para a ampliação do uso de energia solar, já que possibilita que pessoas que não querem ou não podem investir em um sistema fotovoltaico particular consumam esse tipo de energia.

Diferentemente das usinas solares, que se caracterizam pelo grande porte e capacidade de produção de centenas de megawatts, as fazendas solares têm capacidade de gerar uma potência igual ou menor que 1 megawatt.

Dessa maneira, a fazenda solar no Brasil cumpre um importante papel de descentralização e democratização da energia.

Segundo o “Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026”, levantamento do setor de energia solar, o Brasil tem grande chance de se tornar um dos principais mercados do ramo nos próximos anos, podendo atingir 54 gigawatts de capacidade total até 2026.

Como funciona uma fazenda solar?

Os painéis fotovoltaicos instalados na fazenda solar funcionam da mesma maneira que os usados nos telhados de uma casa. Eles possuem equipamentos conhecidos como inversores, que transformam a corrente contínua produzida (CC) em corrente alternada (CA), que é a forma de eletricidade utilizada nas residências e empresas.

Traduzindo, os painéis solares transformam a irradiação que vem do sol em energia elétrica e a transmitem para a rede pública de distribuição.

Depois disso, a distribuidora leva essa energia até as casas, apartamentos ou empresas dos usuários. Em outras palavras, depois que a energia sai da fazenda solar, ela percorre o mesmo caminho que a energia que você já consome.

Quais são as vantagens da fazenda solar?

Além de democratizar o uso de energia solar e colaborar com o meio ambiente, a fazenda solar também pode te ajudar a economizar todo mês, porque a energia produzida pelos painéis solares se converte em créditos energéticos que se transformam em desconto na sua conta de luz. 

Quais são os benefícios sustentáveis da fazenda solar?

A produção de uma fazenda solar pode gerar diversas vantagens. Por se tratar de uma energia limpa, proveniente de uma fonte inesgotável, não há impactos negativos na natureza, mas os benefícios vão muito além. Confira:

  • possibilidade da geração de energia compartilhada;
  • redução na conta de luz — é possível economizar todo mês por meio de uma assinatura de energia solar;
  • a modalidade tem baixa emissão de carbono;
  • não emite poluentes;
  • os painéis solares têm vida útil que gira em torno de 25 a 30 anos, o que reduz o custo da operação;
  • os painéis solares são feitos de material que pode ser reciclado — cerca de 90% do produto é reaproveitado, o que reduz ainda mais a emissão de carbono.

Órigo Energia: fazenda solar e economia na conta de luz

Sabia que você pode se beneficiar das vantagens da fazenda de energia solar? A Órigo Energia trabalha para democratizar e massificar o acesso à energia solar.

Com a gente, você assina um plano mensal de créditos de energia solar para sua casa, apartamento ou empresa e pode economizar todo mês na conta de luz.

Sem precisar de investimento ou taxa de adesão, ao assinar é realizado um cálculo de acordo com seu histórico de consumo. A partir daí, é feita uma reserva de créditos de energia em uma das fazendas solares e, posteriormente, essa energia é injetada na rede da concessionária de luz da sua região e levada até você.

A distribuidora desconta do seu consumo mensal o equivalente à energia limpa utilizada. Caso você ultrapasse os créditos do plano contratado, a concessionária supre a necessidade e faz a cobrança na própria conta de luz.

Viu como é fácil? Assine Órigo para começar a economizar e contribuir para uma sociedade mais sustentável!

Assine nossa
newsletter