Como funciona a energia eólica? Vantagens da energia eólica Desvantagens da energia eólica Como a…
25 de setembro de 2023
A energia eólica é, atualmente, a segunda modalidade de energia mais utilizada no Brasil, com um percentual de 13,2%, perdendo somente para a hidrelétrica, com quase 70%, de acordo com dados da Agência Brasil. Mas, para ela funcionar, uma peça é fundamental: a turbina eólica.
Esse equipamento é de extrema importância para o abastecimento energético de alguns locais e para saber mais sobre a sua funcionalidade e quais seus tipos, vem com a Órigo Energia e continue a leitura!
Uma turbina eólica é um dispositivo projetado para capturar a energia cinética do vento e transformá-la em energia elétrica. Compostas por pás giratórias conectadas a um gerador, ela se torna uma visão familiar em muitos cenários, desde parques eólicos em terra até plataformas flutuantes em mar aberto.
O funcionamento de turbinas de energia eólica é relativamente simples. Elas usam o vento para produzir eletricidade, as pás da turbina são projetadas para capturar a energia cinética do vento à medida que ele as empurra, girando um eixo que se liga a um gerador, que produz eletricidade. O gerador são ímãs que, ao girar um sobre o outro, produzem carga elétrica.
A geração deste tipo de energia limpa dependerá de diversos fatores. Entre eles, estão o tamanho da turbina eólica, a velocidade média dos ventos na região onde foi instalada e a eficiência do projeto.
Turbinas maiores e ventos mais fortes geralmente resultam em maior geração de energia. Uma única turbina pode gerar e produzir entre 400 watts e 20 quilowatts, dependendo do seu tamanho e eficiência.
Uma curiosidade: a maior turbina eólica do mundo é capaz de abastecer 20 mil casas anualmente. A MySE 16.0-242, foi construída pelo Mingyang Smart Energy Group, de Guangdong, na China, e possui diâmetro de 242 metros, sendo capaz de produzir 16 megawatts/hora. Cada lâmina da turbina mede impressionantes 118 metros, e sua instalação cobre uma área de 46 mil metros quadrados.
Existem diversos tipos de turbinas eólicas, sendo as mais comuns as turbinas eólicas de eixo horizontal e as turbinas eólicas de eixo vertical.
A turbina eólica horizontal tem pás que giram em torno de um eixo horizontal, enquanto a vertical possui pás que giram em torno de um eixo vertical. Além disso, há variações em termos de tamanho, design das pás e tecnologias. A escolha do tipo de turbina depende das condições específicas do local e das metas de geração de energia.
Por mais que haja uma comparação entre a eficiência das turbinas eólicas e dos painéis solares, cada uma cumpre bem o papel que se propõe a fazer: gerar energia limpa. Ambas tecnologias têm vantagens e desvantagens.
Enquanto os painéis solares dependem da disponibilidade de luz solar direta, as turbinas eólicas podem gerar eletricidade mesmo em dias nublados. No entanto, o vento também é uma variável importante, e as turbinas têm um maior impacto visual.
Além disso, a energia solar é uma opção mais barata e muito mais acessível. Sabia que é possível aproveitar os benefícios do crédito de energia solar? Pois é, com a Órigo, isso é uma realidade! Sem instalação, obras ou investimento inicial, você tem energia limpa na sua casa ou empresa e economiza até 10% na conta de luz.
Ah, e os benefícios não param por aí! Você também pode aproveitar o Clube Órigo. Um sistema de pontuação, em que você indica alguém para adquirir o crédito, e se ele aderir, você pode trocar por dinheiro, desconto na fatura ou milhares de produtos e serviços!
Viu só quantas vantagens? Não perca tempo, acesse o site e comece a economizar já!