turbinas eólicas

Turbina eólica: o que é e como funciona?

A energia eólica é, atualmente, a segunda modalidade de energia mais utilizada no Brasil, com um percentual de 13,2%, perdendo somente para a hidrelétrica, com quase 70%, de acordo com dados da Agência Brasil. Mas, para ela funcionar, uma peça é fundamental: a turbina eólica

Esse equipamento é de extrema importância para o abastecimento energético de alguns locais e para saber mais sobre a sua funcionalidade e quais seus tipos, vem com a Órigo Energia e continue a leitura! 

O que é turbina eólica? 

Uma turbina eólica é um dispositivo projetado para capturar a energia cinética do vento e transformá-la em energia elétrica. Compostas por pás giratórias conectadas a um gerador, ela se torna uma visão familiar em muitos cenários, desde parques eólicos em terra até plataformas flutuantes em mar aberto.

Como funciona uma turbina de energia eólica? 

O funcionamento de turbinas de energia eólica é relativamente simples. Elas usam o vento para produzir eletricidade, as pás da turbina são projetadas para capturar a energia cinética do vento à medida que ele as empurra, girando um eixo que se liga a um gerador, que produz eletricidade. O gerador são ímãs que, ao girar um sobre o outro, produzem carga elétrica.

Quanto gera uma turbina eólica? 

A geração deste tipo de energia limpa dependerá de diversos fatores. Entre eles, estão o tamanho da turbina eólica, a velocidade média dos ventos na região onde foi instalada e a eficiência do projeto. 

Turbinas maiores e ventos mais fortes geralmente resultam em maior geração de energia. Uma única turbina pode gerar e produzir entre 400 watts e 20 quilowatts, dependendo do seu tamanho e eficiência.

Uma curiosidade: a maior turbina eólica do mundo é capaz de abastecer 20 mil casas anualmente. A MySE 16.0-242, foi construída pelo Mingyang Smart Energy Group, de Guangdong, na China, e possui diâmetro de 242 metros, sendo capaz de produzir 16 megawatts/hora. Cada lâmina da turbina mede impressionantes 118 metros, e sua instalação cobre uma área de 46 mil metros quadrados.

Quais os tipos de turbina eólica? 

Existem diversos tipos de turbinas eólicas, sendo as mais comuns as turbinas eólicas de eixo horizontal e as turbinas eólicas de eixo vertical. 

A turbina eólica horizontal tem pás que giram em torno de um eixo horizontal, enquanto a vertical possui pás que giram em torno de um eixo vertical. Além disso, há variações em termos de tamanho, design das pás e tecnologias. A escolha do tipo de turbina depende das condições específicas do local e das metas de geração de energia.

Qual gera mais energia: turbina eólica ou painel solar?

Por mais que haja uma comparação entre a eficiência das turbinas eólicas e dos painéis solares, cada uma cumpre bem o papel que se propõe a fazer: gerar energia limpa. Ambas tecnologias têm vantagens e desvantagens. 

Enquanto os painéis solares dependem da disponibilidade de luz solar direta, as turbinas eólicas podem gerar eletricidade mesmo em dias nublados. No entanto, o vento também é uma variável importante, e as turbinas têm um maior impacto visual.

Além disso, a energia solar é uma opção mais barata e muito mais acessível. Sabia que é possível aproveitar os benefícios do crédito de energia solar? Pois é, com a Órigo, isso é uma realidade! Sem instalação, obras ou investimento inicial, você tem energia limpa na sua casa ou empresa e economiza até 10% na conta de luz. 

Ah, e os benefícios não param por aí! Você também pode aproveitar o Clube Órigo. Um sistema de pontuação, em que você indica alguém para adquirir o crédito, e se ele aderir, você pode trocar por dinheiro, desconto na fatura ou milhares de produtos e serviços!

Viu só quantas vantagens? Não perca tempo, acesse o site e comece a economizar já!

Assine nossa
newsletter