Qual a diferença entre energia solar térmica e fotovoltaica

Qual a diferença entre energia solar térmica e fotovoltaica?

Certamente existem inúmeras maneiras de se obter energia renovável e limpa nos contextos atuais. A energia térmica e fotovoltaica são algumas dessas maneiras, mas por ainda não serem tão exploradas quanto a energia elétrica convencional, é comum haver dúvidas sobre a diferença entre a energia solar térmica e fotovoltaica. 

Portanto, nesse artigo, você entenderá o conceito dessas fontes renováveis, e vai conhecer as principais vantagens e desvantagens de cada uma delas. Vem com a Órigo e confira!

Como funciona a energia solar térmica?

A energia solar térmica usa os raios solares para produzir calor. Na prática, ela funciona através da captura de energia solar por meio de painéis térmicos, que possuem coletores ou tubos com algum tipo de fluido interno. 

Nesse caso, pode ser o óleo ou até mesmo a água, pois o objetivo é que, quando os raios solares atingirem os coletores, o fluido instalado se aqueça, transferindo o calor entre as tubulações para um sistema de armazenamento ou reservatório.

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

Como a energia térmica, a energia fotovoltaica também utiliza painéis solares para a captação dos raios solares, porém os painéis são compostos de células fotovoltaicas. Feitos de silício, eles são semicondutores e, quando a luz solar bate nas células, os elétrons se excitam, gerando uma corrente elétrica contínua.

Para converter essa corrente em energia utilizável, é necessário que o painel tenha um inversor, pois, assim, a energia será imediatamente armazenada em baterias, para que seja utilizada posteriormente. 

Qual é a mais vantajosa: energia solar térmica ou fotovoltaica?

Para definir qual é a mais vantajosa, é necessário ponderar alguns pontos importantes, como o objetivo e necessidade. As duas possuem suas vantagens e desvantagens, e, portanto, a decisão precisa se basear em critérios bem específicos. 

De modo geral, a energia solar térmica é mais adequada para aquecer sistemas de aquecimento direto e de água. Já a energia fotovoltaica tende a ser ainda mais versátil, já que é derivada desse processo e usada como fonte de alimento para inúmeros dispositivos. 

Costuma ser bem útil quando o consumidor deseja reduzir a conta de luz ou quando não existe uma necessidade constante de aquecimento térmico. 

Afinal, qual a diferença entre a energia solar e a fotovoltaica?

Agora que você já está por dentro do assunto, confira a diferença entre a energia solar térmica e a fotovoltaica!

1. Funcionalidade

Enquanto a energia solar térmica é comumente utilizada para aquecer água e sistemas de aquecimento, a fotovoltaica é usada para produzir energia através da luz do sol. 

2. Aplicações

A energia solar térmica é usada para gerar aquecimento em prédios, residências e até mesmo piscinas. Já a fotovoltaica, é uma energia limpa que alimenta residências e prédios com a geração de eletricidade, além de também poder alimentar a rede elétrica local.

3. Eficiência

A energia solar térmica é destinada à geração de calor, sobretudo em épocas mais frias. Já a fotovoltaica é demandada para a conversão da energia solar em energia elétrica, sendo uma das escolhas mais versáteis para inúmeras aplicações. Gostou deste artigo? Se você deseja saber ainda mais sobre a energia solar e fotovoltaica, confira o nosso conteúdo completo sobre os tipos de energia solar e saiba como a Órigo Energia pode te ajudar!

Assine nossa
newsletter