Órigo: energia para mudar

A Órigo nasceu com o intuito de massificar o consumo de energia renovável no Brasil e, com isso, possibilitar que cada vez mais pessoas tenham acesso a uma energia limpa e renovável. Ao todo, já são 12 anos de trajetória, mudanças e, acima de tudo, de compromisso com os nossos clientes e com o meio ambiente. Conheça mais sobre a nossa história.

O que é a Órigo Energia?

A Órigo Energia é a antiga EBES, que nasceu em 2010, com o propósito de ser uma empresa de desenvolvimento de energia renovável focada em soluções como Fazendas de Energia Solar, Biogás e projetos especiais. Atualmente, o nosso modelo de negócio permite que pequenos empresários e pessoas físicas tenham liberdade de contratar o serviço de energia diretamente pelo site sem nenhuma burocracia.

Ao longo desses 12 anos, construímos a nossa história no segmento de energia limpa e renovável. Podemos destacar algumas conquistas que foram essenciais para o nosso crescimento, como o desenvolvimento do projeto fotovoltaico do Museu do Amanhã e a conquista da liderança de mercado na área de geração distribuída de energia.

Com alta visibilidade no mercado nacional, a Órigo Energia foi contemplada com diversos prêmios pelos serviços prestados à população. Essa notoriedade possibilitou que investidores internacionais, como o conglomerado japonês MITSUI, Norsk Solar, da Noruega, e o MOV (fundo de investimento de impacto) e a norte-americana Augment Infrastructure, se unissem ao nosso propósito.

Órigo: uma empresa de propósitos

Com 12 anos de mercado, a Órigo apoia diversas frentes socioambientais, cujos objetivos são transformar a realidade de milhares de famílias e democratizar o acesso às energias renováveis. Conheça alguns de nossos projetos:

Acenda a Luz

A Órigo foi pioneira no projeto de instalação de sistemas solares no interior da Floresta Amazônica. 

A ação teve como objetivo levar energia elétrica para as pessoas que vivem na pequena comunidade em Porto de Moz, no Pará, cuja atividade econômica se baseia no extrativismo e na agricultura de subsistência.

Ao todo, foram instalados mais de 2.334 sistemas off-grid de energia fotovoltaica em residências, centros comunitários, igrejas, escolas públicas e postos de saúde. Saiba mais sobre o projeto.

Fazendas Solares

As nossas fazendas solares são instaladas em áreas rurais improdutivas, a partir de uma análise aprofundada do território, de acordo com todas as exigências legais. Além disso, procuramos ouvir e entender a história de cada família antes de realizar a implementação das usinas solares. Saiba mais sobre o nosso projeto.

Doação de créditos solares

Desde 2017 a  Órigo apadrinha diversas ONGs cujo objetivo é proporcionar uma energia limpa e renovável para as instituições.  Atualmente, são 17 ONGs atendidas.

A energia que é produzida nas Fazendas chega às organizações por meio de crédito solar, permitindo às instituições reduzirem o gasto excessivo com a conta de luz e, com isso, é possível ajudar ainda mais crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Conheça algumas ONGs que já foram beneficiadas.

Mulheres de Origem

Mulheres de Origem é uma minissérie desenvolvida em nove capítulos, cujo objetivo é dar voz, protagonismo e visibilidade que ajudam a construir um futuro mais sustentável em nossa organização. Confira um pouco das histórias dessas mulheres.

Sistema B e a importância com relação ao impacto ambiental

Há quatro anos, a Órigo faz parte do time de empresas que integra o Sistema B. O Sistema B é um movimento que visa mudar a lógica da economia atual e todas as empresas que aderiram ao movimento têm como propósito ajudar a combater a desigualdade social, mudanças climáticas e realizarem ações que não visam somente ao lucro, como também ao bem-estar da sociedade e do planeta. 

Leia também: Sistema B e a garantia de sustentabilidade

Órigo se une ao Pacto Global da ONU

Recentemente, a Órigo se uniu ao grupo de empresas que fazem parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse movimento tem como objetivo gerar uma mobilização e impulsionar empresas do mundo todo a repensarem o impacto ambiental e ações de sustentabilidade em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Uma das metas dos ODS é proporcionar o acesso sustentável à energia elétrica e solar para todas as pessoas. Um objetivo que está profundamente ligada à missão da Órigo, que é poder levar o consumo de energia limpa e renovável, possibilitando um futuro com mais liberdade de escolha para toda a população.

Surya Mendonça, CEO da Órigo, destaca: “Estamos empenhados em tornar o Pacto Global e seus princípios parte da estratégia, da cultura e das operações cotidianas de nossa empresa”.

Em constante crescimento

Com a missão de democratizar o uso de energia solar no país, recentemente, a Órigo Energia recebeu um investimento de R $460 milhões da norte-americana Augment Infrastructure, gestora de fundos de investimento que atua com foco em energia renovável e infraestrutura sustentável.  Esse investimento será destinado para a expansão de novas Fazendas Solares tanto na região Sudeste quanto no Nordeste do país.

A previsão é que o projeto de expansão de novas usinas solares contemple mais de 30 municípios cearenses e, com isso, possibilite um crescimento na economia local, gerando mais 500 empregos diretos e mil indiretos.

Conheça a Energia solar da Órigo

Hoje, as mais de 40 Fazendas captam os raios solares que são convertidos em energia elétrica que, posteriormente,  é injetada na rede de distribuição local. Essa energia chega a 1.200 municípios e atende a residências e empresas de mais de 50 mil Sol Lovers, proporcionando a nossos clientes um desconto mensal na conta luz.

A Energia da Órigo, através da economia na conta de luz ou por meio de empregos gerados diretos e indiretos,  vem mudando a realidade de diversas famílias. E, para os próximos anos, a nossa missão é levar a energia solar para mais regiões do Brasil, ajudando você, o planeta e a sociedade.

Assine nossa
newsletter