microondas

Micro-ondas gasta muita energia? Descubra aqui

Praticidade talvez seja a primeira palavra que vem à sua cabeça quando o assunto é ter um micro-ondas em casa. Ele ajuda na preparação de alimentos, acelera o processo de descongelamento e facilita o aquecimento das refeições. Mas, com toda essa facilidade, será que o micro-ondas gasta muita energia?

De acordo com um levantamento realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), de  2005 até 2022, o uso de eletrodomésticos na cozinha cresceu quase 10 vezes no Brasil. Além disso, 7 em cada 10 domicílios no país possuem esse aparelho, assim como o forno elétrico e o air fryer. 

Para saber mais sobre o consumo do micro-ondas e algumas formas de economizar eletricidade, vem com a Órigo Energia e acompanhe a leitura!

Quanto de energia um micro-ondas gasta por mês? 

O gasto de energia de um micro-ondas pode variar com base em alguns fatores, como a potência do aparelho, a frequência do uso e o tempo de funcionamento, mas, geralmente, o padrão é de 14 kWh por mês. 

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o consumo desse eletrodoméstico varia de 1,00 kWh a 1,50 kWh por hora quando o aparelho está funcionando. 

Na hora de escolher o seu modelo, preste atenção no selo Procel, a etiqueta de eficiência energética. Lá, constam informações como a potência e a nota atribuída pelo INMETRO referente ao gasto. É importante lembrar que a nota A é fornecida aos aparelhos com menor consumação e a E aos que consomem mais.

O que gasta mais energia: forno elétrico ou micro-ondas? 

Comparado ao forno elétrico, será que o micro-ondas gasta mais energia? Bom, esta é uma disputa interessante e fácil de desvendar. Os fornos elétricos são projetados para operar em temperaturas muito mais altas, portanto, requerem uma potência maior para aquecer o interior do forno e assar os alimentos. Logo, consomem mais. 

E tem mais, existem algumas razões que explicam o porquê dessa diferença de gastos. Veja!

  • Costumam ter potência superior a 1500 watts, enquanto o micro-ondas fica abaixo disso;
  • Alimentos que vão ao forno elétrico costumam ter maior tempo de cozimento;
  • Os fornos são maiores e precisam de mais energia para aquecer;
  • O hábito de preaquecer o forno contribui para maior consumo.

O que gasta mais energia: air fryer ou micro-ondas? 

Ao comparar o micro-ondas com a querida dos eletrodomésticos, a air fryer, é preciso ter em mente que o consumo também irá variar de acordo com a potência, modelo e o tempo de uso médio. 

No comparativo, uma air fryer com 1500 watts (média de potência do produto) possui o consumo igual ao de um modelo de micro-ondas mais potente, também com 1500 watts. Ou seja, ambos aparelhos consomem 1,5 kWh em uma hora de uso. 

Mas, se considerarmos um modelo de micro-ondas de 1000 watts (potência mais comum), há, de fato, um consumo menor comparado a air fryer, com média de 1 kWh. 

Agora que você já sabe o quanto esses eletrodomésticos consomem de eletricidade, confira algumas dicas de como economizar energia com a Órigo!

#Dica: É possível ter energia solar para ar-condicionado?

Como economizar energia usando o micro-ondas? 

Mudar alguns hábitos pode ajudar você a economizar energia, mesmo sendo um usuário frequente de micro-ondas. Vamos te explicar melhor como fazer isso!

Evite o modo stand by

Você tem alguma ideia de quanto gasta um micro-ondas ligado na tomada? Bom, a verdade é que, embora muitas pessoas não se atentem a este ponto, o aparelho consome mesmo em modo stand by e é, em média, 5w. Portanto, quando não estiver utilizando, o ideal é desconectá-lo.

Faça uso consciente do aparelho

Prefira usar o micro-ondas para cozinhar alimentos em porções menores ou que não precisam ser cozidos por muito tempo. Por exemplo, você pode usá-lo para aquecer água, cozinhar legumes, descongelar alimentos ou fazer pipoca.

Economize eletricidade utilizando energia solar para o micro-ondas 

Imagina ter uma conta de luz mais barata e utilizar o micro-ondas com a certeza de usar uma fonte de energia limpa, renovável e econômica? Isso é possível por meio do crédito de energia solar. Ele atende o eletrodoméstico perfeitamente e ainda te faz economizar. 

Com a Órigo Energia, você adquire os créditos e economiza até 10% na conta de luz. Toda a energia é produzida nas fazendas solares e é injetada na rede da distribuidora da sua região, chegando até sua empresa ou residência por meio dos créditos.

Sua concessionária de luz descontará do seu consumo mensal o equivalente ao que você adquirir com a Órigo. O melhor é que tudo isso é feito sem instalações, sem se preocupar com manutenção e 100% digital para Pessoa Física.

Ah, e você ainda conta com os benefícios do Clube Órigo. Um sistema de pontuação a partir de indicações de contatos para adquirir os créditos da marca, que te permite trocar seus pontos acumulados por dinheiro, desconto na fatura ou milhares de produtos e serviços.

Viu como são muitas vantagens? Não perca tempo, acesse nosso site e utilize o seu micro-ondas sem se preocupar com a conta de luz!

Clube Órigo

Indique e troque pontos por pix, descontos na fatura e muitas outras vantagens!

Clique aqui e saiba mais!

Assine nossa
newsletter