Máquina de lavar gasta muita energia? Entenda aqui!

Negócios que buscam uma rotina sustentável e econômica na conta de luz sabem da importância de se atentar ao consumo de eletrodomésticos. Entender se uma máquina de lavar gasta muita energia é fundamental para se adequar aos aparelhos que otimizam os gastos do bolso.

No entanto, é preciso considerar alguns critérios importantes para ter a certeza de que a escolha pelo modelo não apenas atende às demandas do dia a dia, como também as projeções financeiras.

Para entender mais sobre o tema, vem com a Órigo Energia e tire todas as suas dúvidas!

Qual é o consumo de uma máquina de lavar?

O consumo de energia de uma máquina de lavar varia de acordo com dois fatores importantes, sendo eles:

  1. o modelo da máquina de lavar;
  2. a eficiência energética do eletrodoméstico.

Supondo que você tenha um aparelho com potência de 800 watts e você fez uma lavagem com ciclo completo, que dura, em média, 1 h 10 m, o consumo será de 0,70 kWh.

Agora, considerando que você faz esse ciclo 4 vezes a cada lavagem, o valor será, então, de 2,8 kWh e, se for além e olhar um período de 30 dias, em que você realiza, em média, 4 lavagens, ou seja, 1 por semana, o consumo será de 11,2 kWh.

Vale lembrar que, no Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) tem uma função importante na classificação e recomendação de eletrodomésticos, incluindo a máquina de lavar. 

Ou seja, ele visa estabelecer padrões de eficiência de energia para esses produtos, a fim de garantir que tenham os requisitos mínimos qualitativos de consumo energético. 

Para entender melhor se sua máquina de lavar gasta muita energia, é bom você se certificar de que ela contém a etiqueta do INMETRO. Assim, é possível visualizar mais informações referentes ao consumo de energia, bem como as suas classificações (A ou B).

Qual modelo de máquina de lavar gasta menos energia?

Em suma, não existe um modelo de máquina de lavar ideal em termos de menor gasto energético. 

É preciso analisar algumas variáveis importantes para encontrar o melhor custo-benefício. Confira algumas dicas para encontrar uma excelente máquina de lavar, considerando o fator energético!

Confira a capacidade de carga

Máquinas de lavar e secar consomem muita energia por possuírem maior capacidade de lavagem. Se você costuma ter cargas menores de lavagem, opte por um modelo que atenda a esse requisito. Dessa maneira, é possível reduzir eficientemente o consumo de energia.

Atente-se aos ciclos de lavagem

Se suas roupas não exigem tanto esforço de limpeza, existem alguns modelos que oferecem ciclos de lavagem com baixo consumo de energia — uma vez que as roupas não são muito sujas. Opte por esses modelos para otimizar sua economia.

Busque por marcas e modelos confiáveis

existem máquinas com reputação no mercado de garantir maior eficiência energética. Pesquisar e realizar comparações entre marcas e modelos vai te ajudar a identificar aparelhos mais eficientes. 

O que gasta mais energia: máquina de lavar ou tanquinho?

Em geral, a máquina de lavar gasta mais energia se comparada ao tanquinho. Isso porque ela oferece inúmeros recursos e, dependendo da tecnologia existente no eletrodoméstico, pode aumentar o consumo de eletricidade. 

Mas isso não quer dizer que você não deva investir em lavadores mais modernos. É importante pesquisar!

Enquanto um tanquinho apresenta um gasto médio de 0,9 a 0,25 kWh por ciclo de lavagem, uma máquina de lavar apresenta um consumo que varia de 0,35 a 0,70 kWh. No entanto, é importante lembrar que esses valores energéticos variam conforme a potência e o ciclo de lavagem.

3 dicas para economizar na lavanderia 

1. Invista em uma manutenção regular 

Se possível, limpe regularmente o filtro da máquina e veja se as mangueiras estão funcionando corretamente. Aparelhos bem conservados promovem mais eficiência energética. 

2. Utilize os produtos de limpeza da maneira correta

Na correria do dia a dia, é bastante comum não prestar a devida atenção nas orientações indicadas nos rótulos dos produtos de limpeza.

Para não gerar mais trabalho em suas lavagens, leia atentamente e siga as instruções do rótulo. Assim, você terá um processo de lavagem mais rápido, com qualidade e, consequentemente, com menor demanda energética.

3. Utilize a energia solar

A energia solar é uma aliada quando se trata de economia na conta de luz. Isso porque, com ela, você consegue utilizar a máquina sem se preocupar tanto com o consumo de eletricidade. 

Além disso, você não precisa lidar com obras ou gastos com instalação, porque você consegue contar com o sistema de crédito de energia solar da Órigo! E o melhor: atende tanto a Pessoa Física, quanto a Jurídica.

Conheça o crédito de energia solar empresarial: a contratação pode ser realizada 100% online!

Com a gente, você recebe a energia produzida nas fazendas solares, que é distribuída por meio da rede local. 

Para potencializar sua economia na fatura, ainda oferecemos o programa de benefícios Clube Órigo, em que você acumula pontos indicando novos assinantes e, ao trocá-los, pode até mesmo ZERAR a sua fatura!

Quer saber mais? Acesse nosso site, peça agora e faça parte desse movimento de energia renovável!

Clube Órigo Indique e troque pontos por pix, descontos na fatura e muitas outras vantagens! Clique aqui e saiba mais!

Assine nossa
newsletter