homen trocando a lampada

Manutenção de energia solar: como fazer? Quanto custa? 

Fonte limpa e sustentável, a energia solar tem conquistado cada vez mais espaço. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em agosto de 2023, a geração dessa fonte energética superou 23 gigawatts de potência instalada em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos no Brasil. Entretanto, uma das principais dúvidas que surgiu é sobre como é feita a manutenção de energia solar?

Bom, a verdade é que para garantir que os sistemas de energia solar funcionem de maneira eficiente e duradoura são necessários cuidados especiais. Por isso, essa revisão não apenas preserva, mas também assegura a máxima geração de eletricidade e contribui para a sustentabilidade. 

Pensando nisso, preparamos um artigo com os principais pontos sobre esse assunto. Para saber mais, vem com a Órigo e continue a leitura!

Qual a importância de fazer a manutenção no sistema de energia solar? 

A manutenção do sistema de energia solar desempenha um papel crucial na operação contínua e eficiente dos painéis solares e do sistema como um todo. Com ela em dia, os painéis solares mantêm a produção ideal de eletricidade e diminuem a chance de problemas futuros que podem resultar em altos custos de reparo substanciais. 

A energia solar é capturada por meio de painéis fotovoltaicos expostos às intempéries, o que os torna suscetíveis a acúmulo de sujeira, desgaste natural e possíveis falhas. A revisão regular ajuda a mitigar esses problemas, assegurando que ele opere com eficiência máxima ao longo de sua vida útil, que pode chegar a 25 anos ou mais.

Tipos de manutenções 

Existem dois tipos de manutenção de energia solar: a preventiva e a corretiva. Conheça mais sobre cada uma delas!

Manutenção preventiva

Envolvendo ações planejadas e regulares, a manutenção preventiva de energia solar visa evitar falhas e maximizar o desempenho do sistema. Isso inclui inspeções periódicas, limpeza dos painéis, verificação das conexões elétricas e monitoramento do desempenho do sistema. 

Ao identificar e resolver problemas em estágios iniciais, ela reduz o risco de interrupções inesperadas e prolonga a vida útil do sistema.

Manutenção corretiva 

A manutenção corretiva, por outro lado, acontece após a identificação de um problema. Pode ser desencadeada por falhas no sistema, baixo desempenho ou outros problemas não detectados durante as inspeções preventivas. 

Esse tipo de inspeção visa restaurar o sistema ao seu estado normal de operação e pode envolver a substituição de componentes, reparos elétricos e outras intervenções necessárias.

Como fazer a manutenção no sistema de energia solar?

É importante lembrar que a manutenção no sistema de energia solar deve ser feita prioritariamente por profissionais devidamente habilitados. Entretanto, o usuário pode realizar a limpeza dos painéis, seguindo as orientações do fabricante e, claro, utilizando os equipamentos adequados de segurança.

Inspeção visual

Realize inspeções visuais regulares para identificar sujeira, folhas ou detritos nos painéis solares. Seguindo o manual do fabricante, realize a limpeza com água, se necessário.

Verificação das conexões

Verifique as conexões elétricas para garantir que estejam seguras e livres de corrosão. Conexões soltas ou danificadas podem afetar o desempenho do sistema.

Monitoramento do desempenho

Acompanhe o desempenho do sistema por meio do monitoramento dos dados de geração de energia. Variações significativas podem indicar um problema que requer atenção.

Manutenção profissional

A melhor alternativa é sempre contar com ajuda profissional qualificada. Agende inspeções e manutenções periódicas com profissionais, eles podem realizar verificações mais detalhadas e lidar com questões técnicas complexas.

Quanto custa fazer manutenção do sistema de energia solar?

O custo de manutenção da energia solar pode variar de acordo com o equipamento, marca e a empresa que realiza o serviço. Outros fatores que interferem no valor final são o tamanho do sistema, a localização geográfica e a complexidade das intervenções necessárias. 

Entretanto, o preço médio gira em torno de 0,5% ao ano, referente ao valor do investimento inicial de aquisição dos equipamentos.

Com que frequência deve ser feita a manutenção do sistema de energia solar? 

A frequência ideal da manutenção do sistema de energia solar depende das condições locais e das especificidades dele. Geralmente, a revisão preventiva é recomendada anualmente ou a cada seis meses, porém é importante ver quais são as orientações do fabricante no manual.

No entanto, algumas áreas com alta incidência de poeira, poluição ou clima adverso podem exigir manutenções mais frequentes. O monitoramento regular do desempenho do sistema pode ajudar a determinar quando ela é necessária. 

Vantagens de ser feita a manutenção do sistema de energia solar

A manutenção do sistema de energia solar possibilita uma série de vantagens, desde economia até a preservação do meio ambiente. Veja!

Garantia de bom funcionamento

O cuidado periódico ajuda a prevenir problemas que podem causar a redução da eficiência do sistema.

Redução de custos

A revisão pode ajudar a evitar danos mais graves que podem levar a prejuízos financeiros.

Melhoria da segurança

A manutenção ajuda a garantir a segurança do sistema, evitando riscos de choque elétrico ou incêndio.

Contribuição ambiental 

Sistemas eficientes significam menos dependência de fontes de energia não renováveis, reduzindo as emissões de carbono.

Tenha energia solar sem preocupação com manutenções

Já pensou ter energia solar em casa sem se preocupar com a manutenção? Então você precisa conhecer o crédito de energia solar da Órigo. Sua casa ou empresa pode ter todos os benefícios dessa fonte limpa e sustentável e ainda economizar até 10% na conta de luz. 

Ao adquirir o crédito de energia solar gerado nas fazendas solares, a eletricidade gerada chega até sua casa pela rede elétrica da sua concessionária de luz. A distribuidora, por sua vez, desconta do seu consumo mensal o crédito gerado pelo seu plano. 

E tem mais: com o Clube Órigo, você economiza ainda mais trocando pontos por dinheiro, desconto na fatura ou milhares de produtos e serviços. Quer saber mais? Conheça a Órigo e comece a economizar já!

Assine nossa
newsletter