lâmpada e pote de moeda em cima da mesa para representar gestão de energia

Gestão de energia: saiba o que é e como fazer!

À medida que a consciência sobre a importância da sustentabilidade e eficiência cresce, a gestão de energia se torna uma peça-chave na responsabilidade ambiental e na economia de recursos.

Dessa maneira, é fundamental saber o que é essa gestão e como fazê-la de maneira eficiente para reduzir custos, gerar consciência ambiental e ter um estilo de vida ainda mais sustentável e é pensando nisso, que preparamos um artigo com todas as informações sobre esse tema. Vamos lá?

O que é gestão de energia? 

Em geral, a gestão de energia trata-se do controle e otimização do uso de recursos energéticos para alcançar a economia e reduzir o impacto ambiental.

Trocar lâmpadas convencionais por LEDs, por exemplo, é uma prática de gestão que economiza dinheiro e eletricidade. Nas empresas, ajustar o uso de equipamentos em horários de menor demanda energética é outra estratégia eficaz.

Portanto, a gestão de energia refere-se à atividade de administrar o uso correto dos recursos energéticos disponíveis em uma residência ou empresa, com o objetivo de fazer a conta de luz vir mais barata e a sustentabilidade. 

Qual é a importância da gestão de energia? 

Entendendo o conceito da gestão de energia, não fica difícil saber seus principais benefícios e vantagens. Veja!

  • Economia financeira: a gestão de energia reduz os custos operacionais, economizando recursos financeiros. Esse processo se deve, também, à otimização de sistemas de iluminação, aquecimento e resfriamento;
  • Sustentabilidade ambiental: minimizando o consumo de energia, é possível contribuir significativamente para a sustentabilidade do meio ambiente; 
  • Eficiência energética: a gestão eficaz resulta em um uso mais eficiente dos recursos energéticos, melhorando a produtividade e a competitividade das empresas;
  • Conformidade regulatória: aderir a regulamentações ambientais e energéticas é essencial. Dessa maneira, a gestão de energia contribui no cumprimento de requisitos legais;
  • Inovação tecnológica: a busca por soluções mais eficientes impulsiona a inovação em tecnologias energéticas, beneficiando a economia global.

Qual a relação entre a gestão de energia e a eficiência energética?

Primeiro de tudo, a gestão de energia e a eficiência energética estão intrinsecamente ligadas. Na prática, a gestão envolve o controle e a otimização do uso de recursos energéticos, visando reduzir desperdícios. 

A eficiência energética, por sua vez, é um conjunto de práticas que levam ao melhor uso das fontes de energéticas, logo, quando você monitora e ajusta o seu consumo de energia, reduz custos, minimiza a pegada de carbono e melhora a utilização dos recursos, você trabalha esses dois pontos.

Como fazer a gestão de energia? 

Conheça 5 práticas que vão te ajudar a fazer uma boa gestão de energia na sua residência ou empresa!

1. Faça uma avaliação inicial

Analise seu consumo atual de energia, identificando onde e como a eletricidade está sendo utilizada. Assim, é possível criar uma base sólida para futuras melhorias e otimizações.

2. Defina metas claras

Estabeleça metas de redução de consumo e emissões de carbono. Ter objetivos específicos impulsiona a ação.

3. Implemente novas tecnologias

Opte por dispositivos e tecnologias energeticamente econômicas, como lâmpadas LED e aparelhos com certificação de eficiência energética.

4. Monitore continuamente 

Acompanhe regularmente o consumo de energia e faça ajustes conforme necessário. Isso vai garantir que você continue no caminho certo para alcançar suas metas.

5. Educação e Envolvimento

Compartilhe seus conhecimentos sobre gestão de energia com sua família ou equipe. O envolvimento de todos é essencial para o sucesso a longo prazo.

Para otimizar e facilitar ainda mais a sua gestão de energia, é crucial adotar medidas mais sustentáveis que já são tendência na atualidade, como é o caso da energia solar.

Com a Órigo, você consegue ter energia solar na sua casa ou empresa e não precisa de investimentos, instalações e nem de equipamentos. Essa alternativa é disponibilizada por meio de um sistema de crédito de energia solar fornecido pela empresa, onde o recurso é produzido nas fazendas solares e chega até a sua residência ou negócio por meio da própria rede de distribuição elétrica local.

Ah, e as vantagens não param por aí! Com o Clube Órigo, você consegue indicar alguém para aderir ao crédito e acumular pontos, que podem a ZERAR a sua fatura. Demais, né?

Quer saber mais? Acesse nosso site, conheça mais os nossos serviços e comece a economizar já!

Assinando com a Órigo você pode economizar:

10%

de economia mensal com energia limpa e renovável

Economize agora

Assine nossa
newsletter