campo com painéis solares de um sistema fotovoltaico e pôr do sol atrás

Gerador de energia solar: o que é e como funciona? 

O gerador de energia solar é uma inovação tecnológica que permite transformar a luz solar em eletricidade utilizável, junto de outros equipamentos que formam o sistema fotovoltaico. Com o crescente interesse em fontes de energia limpa e renovável, esse equipamento tem se tornado uma opção viável para residências, empresas e até mesmo indústrias.

De acordo com informações divulgadas pela Agência Brasil, o Brasil faz parte do grupo dos dez maiores produtores de energia solar do mundo. Para 2023, a previsão é que haja um investimento de R$38 bilhões do setor para atingir a marca de 26GW de potência gerada. 

Para saber mais sobre essa alternativa, como ela funciona e as diferenças entre os modelos on-grid e off-grid, vem com a Órigo e continue a leitura!

O que é gerador de energia solar? 

Um gerador de energia solar é um sistema que utiliza painéis fotovoltaicos para converter os raios solares em eletricidade. Esses painéis são compostos por células fotovoltaicas, feitas de materiais semicondutores que absorvem a luz solar e a transformam em corrente elétrica contínua. 

Como funciona o gerador de energia solar? 

O funcionamento do gerador de energia solar é relativamente simples e altamente eficaz. Os painéis fotovoltaicos são instalados em locais que recebem a maior quantidade possível de luz solar direta. Quando os fótons da luz solar atingem as células fotovoltaicas, eles liberam elétrons, criando uma corrente elétrica. 

Essa corrente é, então, direcionada para o inversor, que a converte em eletricidade a partir da corrente alternada, pronta para uso.

Por exemplo, os geradores de energia solar são utilizados nas fazendas solares da Órigo Energia, que transformam a produção em crédito de energia solar.

Quais são os sistemas utilizados no gerador de energia solar? 

Agora que você já sabe como funciona o gerador de energia solar, conheça um pouco mais sobre os sistemas de on-grid e off-grid. Veja!

Gerador de energia solar on-grid 

O gerador de energia solar on-grid é um sistema conectado à rede, ou seja, projetado para funcionar em conjunto com a rede elétrica convencional. Quando o sistema solar gera mais eletricidade do que é consumido, o excesso é injetado na rede elétrica.

Isso resulta em créditos de energia que podem ser utilizados quando o sistema não está gerando eletricidade o suficiente, como durante a noite. Essa configuração permite economia em longo prazo, entretanto, demanda alto investimento inicial em equipamentos e obras.

Gerador de energia solar off-grid 

Por outro lado, um gerador de energia solar off-grid, ou sistema autônomo, não está conectado à rede elétrica. Ele é projetado para operar de forma independente, geralmente utilizando baterias para armazenar o excesso de energia gerada durante o dia para uso noturno.

Essa opção é popular em áreas remotas ou onde não há acesso à rede elétrica convencional. Embora seja uma solução independente, requer um dimensionamento cuidadoso para garantir que haja energia suficiente para atender às necessidades.

Como economizar na conta de luz sem precisar instalar um gerador de energia solar em casa? 

Quer economizar na conta de luz sem investir na instalação de geradores? Então, você precisa conhecer o crédito de energia solar da Órigo!

Nessa opção, você conta com energia limpa na sua casa ou empresa, sem obras ou investimentos iniciais e com uma economia de até 10% na sua conta de luz. E o melhor: atende tanto a Pessoa Física, quanto a Jurídica e a contratação pode ser realizada 100% online.

E tem mais: você já começa a economizar no primeiro mês e pode participar do Clube Órigo. Com ele, você consegue indicar alguém para adquirir os serviços da marca e, se a pessoa assinar, você pode trocar por dinheiro na conta, desconto na fatura ou milhares de produtos e serviços! 

Ficou interessado? Adquira o crédito de energia solar da Órigo Energia e comece a economizar já!

Assine nossa
newsletter