Quem não quer praticidade na cozinha? Para facilitar o preparo das refeições, o uso de equipamentos elétricos se tornou bastante popular. Por conta disso, surge uma dúvida comum: forno elétrico gasta muita energia? Será que vale mesmo a pena ter o eletrodoméstico?
Tire suas principais dúvidas neste conteúdo. Veja também um comparativo entre o forno elétrico e a airfryer e dicas práticas de como economizar energia. Continue a leitura!
Quanto um forno elétrico gasta de energia?
O consumo de energia de um forno elétrico pode depender de alguns fatores, como potência e modelo. O tempo de uso também é outro ponto que impacta diretamente no consumo.
Porém, de modo geral, fornos elétricos mais comuns consomem cerca de 2.000 a 5.000 watts durante uma hora de operação.
Portanto, se o forno elétrico gasta muita energia ou não está ligado diretamente à frequência de utilização do aparelho, sendo ideal usá-lo de maneira eficiente.

Forno elétrico de embutir gasta muita energia?
Os fornos elétricos de embutir, por serem integrados à estrutura da cozinha, podem gerar a impressão de que gastam muita energia. No entanto, assim como os modelos convencionais, o consumo vai variar de acordo com o modelo e a eficiência do aparelho.
É possível encontrar no mercado algumas opções com baixo consumo, variando entre 1.500 e 1.850 watts, além de outros de maior potência.
Optar por modelos mais eficientes e regular o uso pode minimizar o impacto no consumo.
Qual gasta mais energia: forno elétrico ou airfryer?
Comparado com o consumo de energia da airfryer, o forno elétrico tem um gasto maior, por conta da forma como é utilizado. Geralmente, a airfryer é conhecida pelo preparo rápido de alimentos em porções menores, fazendo com que o eletrodoméstico opere em períodos mais curtos e, claro, demandando menor potência e consumo.
Assim, o forno elétrico gasta mais energia, pois é, na maioria das vezes, utilizado para preparar refeições em porções maiores que demandam maior tempo de preparo.
Outro fator que aumenta o consumo do forno elétrico é que grande parte das receitas recomenda o preaquecimento do eletrodoméstico.
Aproveite nossas dicas e saiba como economizar energia.
Como economizar energia com o forno elétrico?
Seria quase impossível abrir mão da utilização do forno elétrico, não é? Por isso, para que você possa utilizar o eletrodoméstico sem pesar na conta de luz, aqui vão algumas dicas de economia simples!
Adquira produtos com eficiência energética
Na hora de escolher o forno ideal, procure os que têm a etiqueta de eficiência energética na categoria A — eles consomem menos energia.
Faça um preaquecimento eficiente
Preaqueça o forno apenas quando necessário e utilize o tempo mínimo recomendado.
Aproveite bem o calor residual
Desligue o forno alguns minutos antes do tempo total de cozimento, aproveitando o calor residual para finalizar o preparo.
Use recipientes adequados
Escolha recipientes adequados para o tamanho do alimento, maximizando a eficiência do forno.
Faça manutenções regulares
Certifique-se de que a vedação da porta está em boas condições para evitar vazamentos de calor.
Descongele previamente os alimentos
Descongele os alimentos antes de levá-los ao forno, assim, você ajuda a reduzir o tempo de cozimento.
Utilize créditos de energia solar
Abasteça sua residência com uma fonte de energia limpa e renovável. Isso é possível por meio do crédito de energia solar da Órigo Energia. E o melhor: você não precisa adquirir painéis solares nem realizar investimos e ainda pode ZERAR a conta de luz com os benefícios do Clube Órigo.
Se interessou? Conheça agora a Órigo Energia e economize!




