Como funciona a energia eólica? Vantagens da energia eólica Desvantagens da energia eólica Como a…
23 de outubro de 2023
Já se perguntou como é possível transformar o calor em eletricidade e onde essa tecnologia inovadora pode ser aplicada? A energia termoelétrica é gerada a partir da queima de materiais, com usinas que podem ser instaladas em qualquer lugar e em pouco tempo. Por isso, é muito viável em áreas onde há escassez de outras fontes energéticas.
Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre essa fonte de energia. Ah, e no final, temos uma dica para você. Vem com a Órigo e saiba mais!
A energia termoelétrica, também conhecida como energia térmica, é uma forma de geração de eletricidade por meio da obtenção de calor advindo de uma determinada fonte. Essa tecnologia é baseada no princípio do efeito termoelétrico, que permite a conversão direta de calor em eletricidade.
De forma geral, o calor pode ser obtido a partir da queima de materiais como biomassa, combustíveis fósseis, carvão mineral, gás natural e até derivados de petróleo.
A geração de energia termoelétrica depende de dois elementos principais: calor e água. Tudo começa com a queima de combustível para gerar calor, que aquece uma caldeira contendo água. Gradualmente, essa água se transforma em vapor.
O vapor resultante do aquecimento da água alimenta turbinas, que, por sua vez, acionam geradores responsáveis pela conversão da energia cinética em eletricidade. Posteriormente, a energia elétrica é distribuída até chegar ao consumidor final.
Após esse processo de conversão, o vapor d'água é redirecionado para um condensador, onde volta ao estado líquido. Com a ajuda de uma bomba, a água é conduzida de volta à caldeira, dando continuidade ao ciclo.
Apesar de um processo de geração relativamente simples, além das vantagens, a energia termoelétrica também tem suas desvantagens. Entenda melhor, a seguir!
No Brasil, a energia termoelétrica assume um papel estratégico, preenchendo lacunas nas necessidades energéticas durante os períodos de seca, nos quais as hidrelétricas não conseguem suprir completamente a demanda, abastecendo residências e empresas.
Uma pesquisa revelada pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema) afirma que o país aumentou em 77% a geração de energia por meio de usinas termoelétricas fósseis entre 2020 e 2021 e, entre 2000 e 2020, houve aumento de 177% na geração deste tipo de energia.
Por utilizar um processo que envolve a queima de diversos materiais, entre eles, combustíveis fósseis, a energia termoelétrica não pode ser considerada renovável. Esses são recursos finitos que, uma vez esgotados, não podem ser substituídos.
Uma alternativa de energia limpa em alta é a energia solar. Gerada a partir de um processo com baixo impacto e sem emissão de poluentes, é a segunda maior fonte de energia utilizada no Brasil hoje.
Já pensou em ter acesso à energia solar em casa sem precisar de investimentos, instalações ou obras? Isso é possível por meio do crédito de energia solar.
Além de diversas vantagens, você ainda pode até mesmo ZERAR a sua fatura com o Clube Órigo, nosso programa de benefícios em que você acumula pontos indicando novos assinantes.Uma das empresas pioneiras no ramo é a Órigo Energia. Conheça agora e descubra as vantagens de ter energia limpa em casa!