campo de energia solar

Energia sustentável: principais fontes e benefícios

Em um mundo que busca constantemente por soluções que equilibrem o progresso humano e a preservação ambiental, a energia sustentável aparece como protagonista. É importante entender o significado do termo e o impacto que ele causa na rotina. 

No Brasil, a geração de eletricidade a partir de fontes renováveis no ano de 2022 alcançou a marca de 92%. O dado mostra que a participação das usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total de energia gerada pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) foi a maior dos últimos 10 anos. 

Na totalidade, foram gerados quase 62 mil megawatts de energia média por mês, conforme os dados apresentados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Se você deseja saber mais sobre esse assunto, assim como a sua importância e os principais benefícios, vem com a Órigo e continue a leitura! 

O que é energia sustentável? 

A energia sustentável é aquela obtida por meio de fontes renováveis. Diferentemente dos recursos não renováveis, como os combustíveis fósseis, ela é uma alternativa que visa a equilibrar as necessidades atuais com a preservação dos recursos para as gerações futuras. 

O conceito que engloba essa alternativa é a peça fundamental no que diz respeito à construção de um futuro mais verde e comprometido com a sustentabilidade.

Qual a importância da energia sustentável para a sustentabilidade ambiental? 

As fontes de energia não renováveis são responsáveis por grandes emissões de gases do efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global e outros problemas ambientais. Portanto, a adoção de fontes sustentáveis, como a solar, a eólica e a hidráulica, pode reduzir esses impactos e garantir um futuro melhor para o planeta.

Além disso, existem diversas outras vantagens ao adotar os mais diversos tipos de energia sustentável, como o baixo risco da operação e menor custo, além de serem advindas de energia limpa.

Quais as principais fontes de energias sustentáveis? 

O principal ponto das energias sustentáveis é o uso consciente dos recursos naturais, de forma que não haja impacto negativo e que não corra o risco de faltar no futuro. Veja quais são as principais fontes!

Energia solar 

A energia solar é muito promissora no ramo da sustentabilidade. Ela envolve a conversão da luz solar em eletricidade por meio de painéis fotovoltaicos. Essa tecnologia tem se desenvolvido rapidamente e se tornou uma opção viável em muitas regiões do mundo, aproveitando a luz solar para suprir as necessidades energéticas.

Os avanços tecnológicos permitem ter energia solar em casa por meio do sistema de créditos. Sem instalação, obras e a necessidade de investimentos, você adquire o crédito de energia solar gerados pelas fazendas solares, como as da Órigo.

Energia eólica 

A energia eólica aproveita a força dos ventos para girar as pás de turbinas eólicas, convertendo o movimento em eletricidade. Essa alternativa é limpa, renovável e sua pegada ambiental é mínima quando comparada aos combustíveis fósseis. Parques eólicos estão se tornando uma paisagem comum em muitas áreas, contribuindo significativamente para a matriz energética sustentável.

Energia hidrelétrica

A energia hidrelétrica é gerada pelo movimento da água, geralmente em rios, que é canalizada através de turbinas para gerar eletricidade. Embora essa seja uma forma sustentável, é importante considerar seus impactos ambientais, como a alteração dos ecossistemas aquáticos e terrestres. Um planejamento adequado é essencial para maximizar os benefícios e minimizar os danos.

Energia geotérmica 

A energia geotérmica se origina do calor interno da Terra. Ela é obtida através da perfuração de poços profundos para acessar água quente e vapor, que são usados para girar as turbinas e gerar eletricidade.

Quais os benefícios da energia sustentável?

Optar por uma energia limpa e sustentável traz diversos benefícios a curto, médio e longo prazo. Essas vantagens, felizmente, vão muito além da intenção de frear os impactos negativos no meio ambiente. Veja!

Redução das emissões de carbono 

A mudança para fontes de energia sustentáveis reduz drasticamente as emissões de gases de efeito estufa, ajudando a combater as mudanças climáticas e os efeitos prejudiciais.

Preservação dos recursos naturais 

A energia sustentável diminui a dependência de recursos não renováveis, ajudando a preservar os recursos finitos para as gerações futuras.

Estímulo à inovação tecnológica 

O desenvolvimento e a implementação de tecnologias para a energia sustentável impulsionam a inovação em setores de pesquisa e indústria, criando novas oportunidades econômicas.

Criação de empregos verdes

A transição para energia sustentável cria empregos em áreas como fabricação, instalação e manutenção de painéis solares, turbinas eólicas e outras infraestruturas relacionadas.

Fortalecimento da segurança energética 

A diversificação da matriz energética com fontes sustentáveis reduz a dependência de importações de combustíveis, melhorando a segurança energética do país.

Desenvolvimento sustentável

A energia sustentável está alinhada com os princípios do desenvolvimento sustentável, equilibrando as necessidades econômicas, sociais e ambientais das sociedades.

Aproveite os benefícios da energia sustentável na sua casa ou empresa

Sabia que a sua casa ou empresa podem ter todos os benefícios da energia limpa e sustentável e ainda economizar até 10% na conta de luz? Pois é, com a Órigo, isso é possível!

Com a gente, você adquire um plano da Órigo, onde a energia é gerada nas fazendas solares e chega até sua casa pela rede elétrica da sua concessionária de luz. A distribuidora, por sua vez, desconta do seu consumo mensal, o crédito gerado pelo seu plano. 

As vantagens não param por aí! A partir do primeiro mês, você já economiza com o Clube Órigo, um sistema de pontuação, em que você indica alguém e, se essa pessoa aderir aos serviços, você troca seus pontos por dinheiro, desconto na fatura ou milhares de produtos e serviços. Demais, né? Não perca tempo, conheça a Órigo Energia e comece a economizar já!

Assine nossa
newsletter