Energia solar térmica: o que é e como funciona?

Além da energia solar, como você já conhece, transformada em eletricidade, existe uma outra forma de aproveitar a radiação solar: a energia solar térmica. Este é um método inovador para produzir calor, que não exige o uso direto de energia elétrica, o que ajuda a reduzir o custo de, por exemplo, aquecer a água para o banho. 

Pensando nisso, trouxemos neste artigo alguns aspectos ligados ao funcionamento dessa alternativa, as vantagens e desvantagens, além de destacar as principais diferenças em relação à energia solar fotovoltaica. Vem com a Órigo e confira!

O que é energia solar térmica? 

A energia solar térmica é uma tecnologia que utiliza a energia do sol para aquecer um líquido, geralmente água ou um fluido térmico, por meio de coletores solares sensíveis ao calor solar. Esse calor pode ser usado diretamente em sistemas de aquecimento residencial ou industrial. 

É uma forma eficiente e sustentável de aproveitar um dos tipos de energia solar, contribuindo para a redução do consumo de combustíveis fósseis e das emissões de gases de efeito estufa, além de proporcionar economia de energia e recursos. No Brasil, ela é adotada devido à abundante radiação solar no país.

Como funciona e como é produzida a energia solar térmica? 

O funcionamento da energia solar térmica começa com a utilização de painéis do tipo coletor solar térmico para obter a energia térmica da radiação solar e transferi-la para a água que, uma vez aquecida, é armazenada em um reservatório com capacidade térmica, a fim de manter a temperatura até o momento da utilização. 

A água aquecida pelos coletores solares pode servir para o aquecimento de ambientes, produção de água quente ou o aquecimento de piscinas. 

Quais as vantagens e desvantagens da energia solar térmica? 

Contar com um sistema de energia solar térmica possui vantagens e desvantagens. Veja abaixo a lista que preparamos e entenda melhor!

Vantagens da energia solar térmica

  • Renovável e sustentável;
  • Ajuda a reduzir a conta de luz e de gás, proporcionando economia;
  • Contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa;
  • Pode ser usada para uma variedade de aplicações;

Desvantagens da energia solar térmica

  • A eficiência da energia solar térmica depende da disponibilidade de luz solar;
  • O investimento inicial da instalação de sistemas solares térmicos pode ser mais custoso;
  • Requer espaço adequado para a instalação de coletores solares;
  • Os sistemas precisam de manutenção periódica.

Qual a diferença entre a energia solar térmica e fotovoltaica? 

A principal diferença entre energia solar térmica e fotovoltaica está no objetivo final da geração de energia. A energia solar térmica tem como principal foco produzir calor, enquanto a energia solar fotovoltaica tem a intenção de converter a luz solar diretamente em eletricidade por meio de células fotovoltaicas. Ambas as tecnologias têm suas aplicações específicas e vantagens. 

Além disso, uma das principais vantagens da fotovoltaica em comparação com a térmica é o fácil acesso: sem precisar de instalação, investimento, espaço ou aquisição de equipamentos, você pode desfrutar do melhor da energia solar por meio do crédito de energia solar da Órigo, por exemplo.

Com a gente, você tem acesso a esse tipo de energia, que é produzida nas fazendas solares e distribuída pela rede local, chegando até a sua residência ou empresa de forma fácil e prática.

Ah, e você ainda pode contar com o Clube Órigo, um sistema de pontuação, em que você indica alguém e, se a pessoa adotar ao crédito, você pode até mesmo ZERAR a sua fatura!Quer saber mais? Acesse nosso site, peça agora e economize todo mês na conta de luz!

Assine nossa
newsletter