Energia solar rural: como funciona e quais as vantagens?

A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo. No Brasil, o potencial para a geração de energia solar é enorme, graças às altas taxas de insolação.

Em julho de 2023, nosso país atingiu a marca de 32 GW de capacidade instalada da fonte solar voltaica, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). No entanto, apesar do uso comum nas cidades, a energia solar rural é possível?

Continue a leitura, pois é exatamente isso que abordaremos neste texto! No final, temos uma dica para economizar com energia solar na zona rural. Vem com a Órigo e saiba mais!

Como funciona a energia solar rural? 

Existem duas formas de utilização de energia solar no meio rural. Uma delas demanda investimento na aquisição de equipamentos e, a outra, mais recente, possibilita desfrutar dos benefícios da energia solar sem precisar de instalações, obras nem investimentos.

Na primeira, a energia solar rural pode ser obtida por meio da instalação de painéis fotovoltaicos. Esses painéis convertem a luz solar em energia elétrica, que pode ser utilizada para alimentar eletroeletrônicos, geladeiras, TVs, computadores, equipamentos, entre outros aparelhos.

A segunda opção é mais acessível, por dispensar a necessidade de gastos ou pagamento de taxas, e vale para as residências e empresas agroindustriais já ligadas à rede elétrica da concessionária de luz: é o crédito de energia solar. Essa alternativa consiste em adquirir o crédito da produção de energia solar das fazendas solares.

Quais são as vantagens da energia solar rural? 

A energia solar rural oferece uma série de vantagens significativas para os agricultores e suas comunidades. Veja, a seguir, as principais!

Autossuficiência energética 

A energia solar rural permite que os agricultores se tornem mais autossuficientes em termos energéticos, gerando eletricidade suficiente para alimentar suas operações agrícolas. Isso pode levar a uma economia significativa na conta de luz, especialmente em propriedades rurais com um alto consumo de energia elétrica.

Acesso facilitado à energia 

A energia solar também pode ser utilizada em propriedades rurais sem acesso à rede elétrica. A energia solar rural supera essa barreira, proporcionando às comunidades rurais acesso a uma fonte de energia limpa e renovável.

Preservação de recursos naturais 

Energia solar e sustentabilidade andam juntas! A modalidade não produz poluentes atmosféricos nem emite gases de efeito estufa. Isso ajuda a preservar a qualidade do ar e a mitigar os impactos das mudanças climáticas, protegendo, assim, os recursos naturais essenciais para a agricultura.

Qual a importância da energia solar na agricultura?

A energia solar desempenha um papel crucial na agricultura, modernizando operações, reduzindo custos e aumentando a eficiência. Além disso, contribui para práticas agrícolas sustentáveis, preservando o meio ambiente, poupando recursos naturais essenciais para a produção de alimentos e atendendo às crescentes demandas por energia limpa.

Sua propriedade rural está ligada à rede elétrica local? Então, você precisa conhecer o crédito de energia solar da Órigo. Você realiza o pedido online, sem burocracia e sem pagamentos iniciais. Para potencializar sua economia na fatura, ainda oferecemos o programa de benefícios Clube Órigo, em que você acumula pontos indicando novos assinantes e, ao trocá-los, pode até mesmo ZERAR a sua fatura!

Assine nossa
newsletter