Energia solar: qual a diferença entre os sistemas on-grid e off-grid

Você já ouviu falar sobre os sistemas on-grid e off-grid? Ambos os modelos são utilizados para converter a energia solar em energia elétrica. Mas você sabe qual a diferença entre eles? 

O que é o sistema on-grid?

O on-grid é um modelo de geração de energia solar que está diretamente conectado à rede de distribuição de energia elétrica. Ou seja, os painéis fotovoltaicos instalados em casas ou empresas de centros urbanos são responsáveis por captar e converter os raios solares em energia elétrica, permitindo, assim, ao proprietário um desconto mensal na conta de luz.

Nesse sistema, a energia solar captada que não foi consumida é transportada até a rede de distribuição local, que será responsável por armazenar a energia excedente.

Com isso, o consumidor poderá usufruir da energia guardada no momento em que precisar, como em apagões ou em períodos de baixa produção de energia.

Quais são os benefícios do sistema on-grid?

O modelo de geração de energia solar on-grid se propagou devido aos benefícios que proporciona para os consumidores. Conheça alguns deles:

·   Possibilita uma grande economia na conta de luz;

·   Baixo custo de manutenção;

·   Sem necessidade de utilização de baterias.

O que é o sistema off-grid?

Diferente do on-grid, o sistema off-grid funciona de forma independente. Ou seja, esse modelo de geração de energia não está conectado à rede distribuidora de energia. Geralmente, são instalados em carros, caminhões ou em regiões rurais, que não possuem facilidade de conexão com a rede de distribuição.

Por não estar conectada à distribuidora, a energia que é produzida pelos painéis fotovoltaicos é armazenada em baterias próprias e isso possibilita que, mesmo em períodos chuvosos e até mesmo à noite, o fornecimento de energia elétrica não seja interrompido.

Quais são os benefícios do sistema off-grid?

Por ser um modelo de geração de energia totalmente autônomo, o sistema off-grid possibilita ao consumidor a tranquilidade de usufruir da energia elétrica mesmo em momentos incertos, como os apagões. A seguir, conheça outras vantagens desse sistema de geração de energia.

·   Segurança energética;

·   Sistema de armazenamento de energia;

·   Possibilidade de usar remotamente em carros e caminhões.

Qual a diferença entre on-grid e off-grid?

Podemos considerar que a principal diferença entre os dois sistemas de geração de energia está na forma como cada um armazena a energia que foi produzida ao longo do dia.

Sendo assim, quando o sistema on-grid produz mais energia do que uma residência consome diariamente, a energia que foi gerada e não foi utilizada será direcionada para rede elétrica da distribuidora local.

Por sua vez, o sistema off-grid armazena a energia gerada em baterias estacionárias, cuja funcionalidade é similar à da rede de distribuição, ou seja, o consumidor terá a energia guardada nos momentos em que precisar, seja em apagões ou nos momentos de baixa produção da energia solar.

Leia também: Sol: saiba como funciona a fonte de energia solar

O futuro da energia solar

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), entre janeiro e junho de 2022, houve um aumento de 30% na quantidade de gigawatts instalados, em comparação com o segundo semestre de 2021. Esse crescimento mostra que a energia solar não é só o presente, mas é também uma grande possibilidade de mudança na nossa matriz energética.

De acordo com matéria publicada pela CNN, segundo um estudo desenvolvido pela consultoria Bloomberg New Energy Finance, destaca-se que, “em 2020, cerca de 32% da energia nacional viria do sol, enquanto a hidrelétrica cairia para 30%. A eólica, por sua vez, subiria para 14,2%”.

A energia solar da Órigo

Com mais de 10 anos de atuação no mercado, a Órigo tem o propósito de levar o acesso à energia limpa e sustentável para milhares de pessoas. Por isso, a nossa energia é produzida em fazendas solares de áreas não férteis, onde estão conectadas diariamente, captando os raios solares para serem convertidos em energia elétrica.

Com isso, a energia que foi produzida em nossas fazendas é injetada na rede de distribuição local e possibilita o abastecimento de mais de 1.200 municípios, proporcionando uma economia mensal  para empresas e negócios.

5 motivos para contratar energia solar por assinatura da Órigo

Ainda não sabe se vale a pena contratar o serviço de energia solar por assinatura da Órigo? Nós mostramos para você que se converter em um Sol Lover, ou seja, ser uma pessoa que sabe aproveitar todos os benefícios do sol, possui muitos benefícios. Confira.

·       Economia mensal na conta de luz;

·       Sem necessidade de instalação de painéis fotovoltaicos;

·       Possibilidade de fazer parte de um clube de benefícios;

·       Sem necessidade de preocupação com manutenções;

·       Ajuda na redução dos desastres naturais.

Quer conhecer mais sobre importantes fontes de energia e alternativas sustentáveis? Acompanhe a Órigo nas redes sociais, Instagram e Facebook.

Assine nossa
newsletter