A energia solar funciona à noite? Descubra aqui!

A energia solar atingiu a marca de segunda maior fonte de energia do Brasil, superando a eólica. A capacidade de produção do primeiro semestre de 2023 ultrapassou todo o resultado de 2022. 

Com a popularização e vistos os inúmeros benefícios, mais pessoas passaram a buscar por essa alternativa e, com isso, surgiram algumas dúvidas: a energia solar funciona à noite?

Pensando nisso, montamos um artigo, onde esclareceremos tudo o que você precisa saber sobre o tema. Para saber mais, vem com a Órigo Energia e continue a leitura!

Como funciona o sistema de geração de energia solar? 

Parte de uma das mais importantes fontes de energia limpa, o sistema de geração de energia solar é baseado em painéis fotovoltaicos, compostos por células fotovoltaicas que convertem a luz solar em eletricidade. Essas células absorvem a energia dos fótons dos raios de sol e geram corrente elétrica contínua. Em seguida, um inversor converte essa corrente em eletricidade de corrente alternada, que é a utilizável em casas e empresas.

Um exemplo prático dessa geração são as fazendas solares da Órigo Energia. Elas produzem energia limpa que beneficia residências e empresas por meio do crédito de energia solar

Energia solar funciona em dias chuvosos ou nublados? 

Embora os painéis solares se beneficiem mais da luz solar direta, a energia solar não é restrita apenas aos dias ensolarados. Os sistemas de geração também podem capturar a luz difusa em dias nublados ou chuvosos. 

Isso significa que, mesmo em condições climáticas menos favoráveis, ainda há a produção de energia, embora seja em menor quantidade.

A energia solar funciona à noite? 

Não é possível gerar energia solar à noite. Os painéis solares não produzem eletricidade durante a noite, uma vez que, sem a presença da radiação solar no período noturno, os equipamentos não conseguem captar luz para o funcionamento, sendo retomada a produção quando o sol nasce.

No entanto, isso não significa que essa fonte seja inviável para atender às necessidades noturnas. Pelo contrário, com a quantidade captada e os sistemas fotovoltaicos off-grids, a energia é levada da mesma forma nas residências e empresas. 

Alternativas para ter acesso à energia solar à noite 

Por mais que não haja como gerar energia solar à noite, existem alternativas já disponíveis para que o abastecimento não seja prejudicado. Veja!

Conexão à rede elétrica

Muitos sistemas de geração de energia solar estão conectados à rede elétrica. Durante o dia, quando os painéis solares produzem mais energia do que é necessário, o excesso pode ser injetado na rede. À noite, você pode usar a energia, compensando o excesso fornecido durante o dia.

Sistemas híbridos

Alguns sistemas combinam painéis solares com outras fontes de energia, como eólica ou geradores a diesel. Essa abordagem diversificada permite que você tenha uma fonte de energia disponível mesmo quando a luz solar estiver indisponível.

Armazenamento de energia solar residencial

Uma das alternativas mais eficazes para usar energia solar à noite é o armazenamento de energia. Isso envolve o uso de baterias para acumular o excesso de energia gerada durante o dia e liberá-la quando o sol não estiver disponível. As baterias de armazenamento são uma solução eficiente para garantir o fornecimento contínuo de eletricidade, permitindo que você use esse tipo de energia à noite.

O crédito de energia solar

O crédito de energia solar é outra opção que pode ser usada para ter energia à noite. Esse tipo de energia é produzida nas fazendas solares, onde ocorre a captação e conversão dos raios solares em eletricidade, e ela é distribuída por meio da rede local de distribuição, chegando às residências e empresas. 

Esse método é muito conhecido no mercado e a Órigo fornece essa modalidade. Além disso, você pode contar com diversas vantagens como o Clube Órigo, um sistema de pontuação, que se você indicar alguém para adquirir o crédito e ele aderir, você pode trocar os pontos por dinheiro, desconto na fatura ou milhares de produtos e serviços. Ficou interessado? Conheça a Órigo Energia e deixe a sua conta de luz mais barata, economizando até 10% ao mês!

Assine nossa
newsletter