É fato: a energia elétrica está cada vez mais cara. De acordo com dados da…
12 de setembro de 2022
A energia nuclear, ou também conhecida como energia atômica, é uma das principais fontes de energia utilizadas no mundo. Neste conteúdo, vamos explicar tudo sobre essa fonte de energia, que, apesar de ser considerada uma energia limpa, requer atenção.
A energia nuclear é a energia gerada nas usinas termonucleares. Através das reações nucleares entre urânio e outros elementos, elas produzem o calor, que é utilizado em turbinas a vapor para gerar eletricidade.
As usinas nucleares funcionam de forma semelhante às usinas termelétricas, entretanto o que difere as duas é que, na usina nuclear, o calor é gerado pela fissão ou fusão de átomos de urânio, já na usina nuclear, o calor aquece a água que, ao evaporar, movimenta a turbina, permitindo o funcionamento do gerador elétrico que, em contato com a rede de distribuição, fornece energia elétrica para a população.
Leia também: Fontes de energia renováveis e não renováveis
Em relatório publicado pela International Energy Agency (IEA), a geração de energia elétrica por meio da usina nuclear corresponde a 10,4% da energia consumida no planeta. Ao todo, são mais de 447 reatores nucleares no mundo, que estão trabalhando para produzir energia e realizar a distribuição para diversos países.
Até o momento, os Estados Unidos contam com mais de 104 usinas de energia nuclear em operação e, com a necessidade de aumentar a produção de energia, o país expandiu a capacidade de geração das atuais usinas nucleares e prolongou o tempo de uso de diversas outras centrais nucleares. Em segundo lugar, com o maior número de usinas nucleares, está a França. O país conta com mais de 55 reatores. Já a China, possui 50 usinas nucleares, a Rússia, 33, e a Coréia do Sul, 21 centros de produção.
Atualmente, o único estado no Brasil que possui a produção de energia nuclear é o Rio de Janeiro. As usinas nucleares estão localizadas no litoral do estado, na cidade de Angra dos Reis, Angra 1 e Angra 2. Há também o projeto de construção da usina Angra 3, porém, desde 1986, as obras estão paralisadas. Em julho de 2008, foi liberada a licença ambiental para seguir com o andamento da terceira usina nuclear do país.
Vale destacar que, em 2015, as obras da usina de Angra 3 foram interrompidas, desta vez, por denúncias de corrupção e, segundo matéria divulgada pelo Valor Globo, está prevista a retomada do projeto para agosto de 2022.
Em comparação com os outros países, o Brasil não possui um grande reservatório de usinas nucleares. Atualmente, a principal fonte de geração de energia elétrica no país é por meio das usinas hidrelétricas. Segundo matéria publicada pela BBC, as usinas nucleares localizadas no estado do Rio de Janeiro produzem energia elétrica que é capaz de abastecer somente 3% da população de todo o país.
Apesar da baixa produção de energia nuclear no país, essa fonte de energia possui alguns benefícios.
Apesar de ser uma fonte de energia que não precisa de um grande espaço para a sua instalação e que no Brasil existe uma grande reserva de átomos de urânio para a geração de energia elétrica, as usinas nucleares possuem algumas desvantagens.
Leia também: Carbono azul: o que é e sua importância
Para contratar a energia solar por assinatura é muito simples: você pode realizar a simulação de seu consumo de energia mensal e garantir uma economia mensal. Além de economizar você ainda contribui para um planeta mais limpo e sustentável. Clique aqui e saiba mais.
Gostou deste conteúdo? Então veja a nossa editoria sobre energia. Você encontrará diversos materiais sobre outras fontes de energia que também são limpas, renováveis e sustentáveis.