O que é energia nuclear? Como funciona a usina nuclear? Energia nuclear no mundo Energia…
25 de setembro de 2023
A energia nuclear tem vantagens e desvantagens, por isso, tem sido tópico de debates e discussões, devido à sua capacidade de produção em comparação com outras fontes. No entanto, também é acompanhada por alguns riscos e preocupações.
O Brasil possui duas usinas nucleares: Angra 1 e Angra 2, que respondem por cerca de 2% da geração de energia nuclear produzida no país. No ano de 2022, a Angra 1 gerou 4.872 GWh, enquanto a Angra 2 produziu 9.686 GWh, segundo a Eletronuclear. Somados os resultados, a quantidade seria o suficiente para abastecer toda a região Centro-Oeste.
Para saber mais sobre como essa fonte é produzida e suas vantagens e desvantagens, vem com a Órigo e continue a leitura!
A energia nuclear é produzida a partir da fissão nuclear, que é a divisão do núcleo de um átomo em dois núcleos menores. Quando o núcleo é dividido, ele libera uma grande quantidade de energia, que pode ser usada para movimentar turbinas e gerar eletricidade.
A fissão nuclear ocorre em um reator nuclear, que é um local onde os átomos são divididos de forma controlada. O reator é composto por um núcleo, um vaso de pressão, um sistema de refrigeração e um sistema de segurança.
O núcleo dele é o local onde os átomos são divididos e ele é feito de um material físsil, como urânio ou plutônio.
Entre as vantagens da energia nuclear, está a não utilização de combustíveis fósseis, o que evita o lançamento de gases poluentes na atmosfera. Há também a grande quantidade de energia gerada a partir de pouco combustível, tornando-a eficiente em termos de uso de recursos.
Apesar de não renovável, há uma grande quantidade de reservas de urânio no Brasil e em outros países.
Veja outras vantagens!
Em contramão aos benefícios, a energia nuclear possui desvantagens significativas. A gestão dos resíduos nucleares altamente radioativos e com longos períodos de decomposição, é um desafio complexo.
A possibilidade de acidentes nucleares, como o desastre de Chernobyl, em 1986, e o acidente de Fukushima, em 2011, se tornam constantes preocupações na adesão desta alternativa.
Conheça mais algumas desvantagens da energia nuclear.
Em primeiro lugar, é preciso considerar que ambas são fontes de energia limpa, mas têm características diferentes. Apesar de a energia nuclear ser limpa e considerada segura, os materiais radioativos utilizados na produção são tóxicos.
A energia solar é abundante e renovável, com baixo risco ambiental e totalmente segura, além de ter menor custo de produção e estar disponível de forma acessível por meio do crédito de energia solar como o da Órigo.
Nessa opção, ocorre a captação dos raios solares nos painéis fotovoltaicos, localizados nas fazendas solares e convertidos em energia solar para a distribuição na rede local. Essa fonte renovável gera a economia de até 10% na conta de luz e promove diversos benefícios com o Clube Órigo, um sistema de pontuação, em troca de dinheiro, descontos ou milhares de produtos e serviços.
Ficou interessado em saber mais das vantagens dessa alternativa? Conheça a Órigo Energia e comece a economizar já!