Energia nuclear: saiba tudo!

  1. O que é energia nuclear?
  2. Como funciona a usina nuclear?
  3. Energia nuclear no mundo
  4. Energia nuclear no Brasil
  5. Vantagens das usinas nucleares
  6. Desvantagens das usinas nucleares
  7. Como contratar energia solar?

A energia nuclear, ou também conhecida como energia atômica, é uma das principais fontes de energia utilizadas no mundo. Neste conteúdo, vamos explicar tudo sobre essa fonte de energia, que, apesar de ser considerada uma energia limpa, requer atenção.

O que é energia nuclear?

A energia nuclear é a energia gerada nas usinas termonucleares. Através das reações nucleares entre urânio e outros elementos, elas produzem o calor, que é utilizado em turbinas a vapor para gerar eletricidade.

Como funciona a usina nuclear?

As usinas nucleares funcionam de forma semelhante às usinas termelétricas, entretanto o que difere as duas é que, na usina nuclear, o calor é gerado pela fissão ou fusão de átomos de urânio, já na usina nuclear, o calor aquece a água que, ao evaporar, movimenta a turbina, permitindo o funcionamento do gerador elétrico que, em contato com a rede de distribuição,  fornece energia elétrica para a população.

Leia também: Fontes de energia renováveis e não renováveis

Energia nuclear no mundo

Em relatório publicado pela International Energy Agency (IEA), a geração de energia elétrica por meio da usina nuclear corresponde a 10,4% da energia consumida no planeta. Ao todo, são mais de 447 reatores nucleares no mundo, que estão trabalhando para produzir energia e realizar a distribuição para diversos países.

Até o momento, os Estados Unidos contam com mais de 104 usinas de energia nuclear em operação e, com a necessidade de aumentar a produção de energia, o país expandiu a capacidade de geração das atuais usinas nucleares e prolongou o tempo de uso de diversas outras centrais nucleares. Em segundo lugar, com o maior número de usinas nucleares, está a França. O país conta com mais de 55 reatores. Já a China,  possui  50 usinas nucleares, a Rússia, 33, e a Coréia do Sul, 21 centros de produção.

Energia nuclear no Brasil

Atualmente, o único estado no Brasil que possui a produção de energia nuclear é o Rio de Janeiro. As usinas nucleares estão localizadas no litoral do estado, na cidade de Angra dos Reis, Angra 1 e Angra 2. Há também o projeto de construção da usina Angra 3, porém, desde 1986, as obras estão paralisadas. Em julho de 2008, foi liberada a licença ambiental para seguir com o andamento da terceira usina nuclear do país.

Vale destacar que, em 2015, as obras da usina de Angra 3 foram interrompidas, desta vez, por denúncias de corrupção e, segundo matéria divulgada pelo Valor Globo, está prevista a retomada do projeto para agosto de 2022.

Em comparação com os outros países, o Brasil não possui um grande reservatório de usinas nucleares. Atualmente, a principal fonte de geração de energia elétrica no país é por meio das usinas hidrelétricas. Segundo matéria publicada pela BBC, as usinas nucleares localizadas no estado do Rio de Janeiro produzem energia elétrica que é capaz de abastecer somente 3% da população de todo o país.

Vantagens das usinas nucleares

Apesar da baixa produção de energia nuclear no país, essa fonte de energia possui alguns benefícios.

  • Energia limpa
  • Menor área de instalação
  • Grande reserva de urânio
  • Não contribui para o efeito estufa

Desvantagens das usinas nucleares

Apesar de ser uma fonte de energia que não precisa de um grande espaço para a sua instalação e que no Brasil existe uma grande reserva de átomos de urânio para a geração de energia elétrica, as usinas nucleares possuem algumas desvantagens. 

  • Risco de acidentes
  • Alto custo de construção
  • Produção de resíduos radioativos
  • Danos a fauna e flora

Leia também: Carbono azul: o que é e sua importância

Como contratar energia solar?

Para contratar a energia solar por assinatura é muito simples: você pode realizar a simulação de seu consumo de energia mensal e garantir uma economia mensal. Além de economizar você ainda contribui para um planeta mais limpo e sustentável. Clique aqui e saiba mais.

Gostou deste conteúdo? Então veja a nossa editoria sobre energia. Você encontrará diversos materiais sobre outras fontes de energia que também são limpas, renováveis e sustentáveis.

Assine nossa
newsletter