Atualmente, cerca de 1,6% da eletricidade consumida no Brasil provém da energia solar centralizada. Em…
25 de setembro de 2023
O Brasil conta com uma costa litorânea de, aproximadamente, 7,3 mil km de extensão. Apesar do grande potencial do recurso natural de gerar energia limpa, a energia maremotriz, que aproveita o movimento das marés, ainda é pouco explorada no país.
Mas como será que funciona o sistema? Quais as vantagens e desvantagens? Por que é pouco explorado no Brasil? Para saber a resposta de todas essas dúvidas, vem com a Órigo e continue a leitura!
A energia maremotriz é uma das fontes de energia renovável, gerada a partir do movimento de alta e baixa das marés e das correntes do mar. Essas oscilações no nível da maré são causadas principalmente pela influência gravitacional da lua e do sol sob os oceanos.
A energia cinética da água em movimento é convertida em eletricidade por meio de dispositivos específicos, como barragens ou turbinas subaquáticas.
Existem diferentes tecnologias para aproveitar a energia maremotriz, sendo as mais comuns as barragens e as turbinas subaquáticas. As barragens são construídas e, na alta das marés, a água do mar é captada e armazenada em diques, liberando-as por meio de turbinas quando ocorre a baixa da maré.
As turbinas subaquáticas, por outro lado, são instaladas no fundo do mar e aproveitam o fluxo das marés para girar suas hélices e gerar eletricidade.
A Coreia do Sul e a França são os maiores produtores de energia maremotriz do mundo, com produção em escala industrial de 254 MW e 240 MW, respectivamente.
Além disso, o oceano pode gerar eletricidade de outras maneiras, como:
A energia maremotriz possui vantagens e desvantagens no processo de geração. O Brasil teve um projeto de construção de uma usina do tipo, em São Luís (MA), entretanto, o plano foi abandonado após o desabamento das comportas da barragem, em 2015, antes do início das obras de instalação.
Agora vamos à lista com vantagens e desvantagens!
A energia maremotriz e a energia solar são fontes renováveis, mas diferem em sua origem. Enquanto a energia maremotriz se baseia nas variações das marés, a energia solar aproveita a radiação solar para gerar eletricidade por meio de painéis fotovoltaicos ou sistemas térmicos.
Além disso, a energia solar é mais acessível, possui menor custo de implantação e pode ser capturada em qualquer lugar onde haja luz solar, já a maremotriz requer condições específicas de marés e infraestrutura.
E por falar em energia solar, você sabia que pode aproveitar as vantagens desta fonte energética na sua casa ou empresa?
Pois é, isso é possível por meio do crédito de energia solar oferecido pela Órigo Energia. Nessa alternativa, você economiza até 10% na conta de luz e não precisa de instalações, nem investimento em equipamentos e obras.
Por fim, você pode aproveitar o Clube Órigo. Um sistema de pontuação, em que você indica alguém para adquirir o crédito e se ele aderir, você pode trocar os pontos por dinheiro, desconto na fatura ou milhares de prêmios e serviços.
Ficou interessado? Conheça a Órigo Energia e comece a economizar já!