turbina subaquatica de energia maremotriz

Energia maremotriz: o que é e como funciona?

O Brasil conta com uma costa litorânea de, aproximadamente, 7,3 mil km de extensão. Apesar do grande potencial do recurso natural de gerar energia limpa, a energia maremotriz, que aproveita o movimento das marés, ainda é pouco explorada no país. 

Mas como será que funciona o sistema? Quais as vantagens e desvantagens? Por que é pouco explorado no Brasil? Para saber a resposta de todas essas dúvidas, vem com a Órigo e continue a leitura!

O que é energia maremotriz? 

A energia maremotriz é uma das fontes de energia renovável, gerada a partir do movimento de alta e baixa das marés e das correntes do mar. Essas oscilações no nível da maré são causadas principalmente pela influência gravitacional da lua e do sol sob os oceanos. 

A energia cinética da água em movimento é convertida em eletricidade por meio de dispositivos específicos, como barragens ou turbinas subaquáticas.

Como a energia maremotriz funciona? 

Existem diferentes tecnologias para aproveitar a energia maremotriz, sendo as mais comuns as barragens e as turbinas subaquáticas. As barragens são construídas e, na alta das marés, a água do mar é captada e armazenada em diques, liberando-as por meio de turbinas quando ocorre a baixa da maré. 

As turbinas subaquáticas, por outro lado, são instaladas no fundo do mar e aproveitam o fluxo das marés para girar suas hélices e gerar eletricidade.

A Coreia do Sul e a França são os maiores produtores de energia maremotriz do mundo, com produção em escala industrial de 254 MW e 240 MW, respectivamente.

Além disso, o oceano pode gerar eletricidade de outras maneiras, como:

  • variação de temperatura entre a superfície e o fundo do mar;
  • processo de osmose entre a água salgada e a doce;
  • biomassa marinha.

Quais as vantagens e desvantagens da energia maremotriz?

A energia maremotriz possui vantagens e desvantagens no processo de geração. O Brasil teve um projeto de construção de uma usina do tipo, em São Luís (MA), entretanto, o plano foi abandonado após o desabamento das comportas da barragem, em 2015, antes do início das obras de instalação. 

Agora vamos à lista com vantagens e desvantagens!

Vantagens

  • É uma fonte renovável e limpa de energia;
  • Não produz gases de efeito estufa;
  • É uma fonte de energia confiável, pois as marés ocorrem regularmente.

Desvantagens

  • O custo de construção de usinas maremotriz é alto;
  • As usinas podem causar a destruição de habitats marinhos;
  • As usinas podem ser sensíveis a mudanças no nível do mar.

Qual a diferença entre energia maremotriz e energia solar?

A energia maremotriz e a energia solar são fontes renováveis, mas diferem em sua origem. Enquanto a energia maremotriz se baseia nas variações das marés, a energia solar aproveita a radiação solar para gerar eletricidade por meio de painéis fotovoltaicos ou sistemas térmicos. 

Além disso, a energia solar é mais acessível, possui menor custo de implantação e pode ser capturada em qualquer lugar onde haja luz solar, já a maremotriz requer condições específicas de marés e infraestrutura.

E por falar em energia solar, você sabia que pode aproveitar as vantagens desta fonte energética na sua casa ou empresa? 

Pois é, isso é possível por meio do crédito de energia solar oferecido pela Órigo Energia. Nessa alternativa, você economiza até 10% na conta de luz e não precisa de instalações, nem investimento em equipamentos e obras. 

Por fim, você pode aproveitar o Clube Órigo. Um sistema de pontuação, em que você indica alguém para adquirir o crédito e se ele aderir, você pode trocar os pontos por dinheiro, desconto na fatura ou milhares de prêmios e serviços. 

Ficou interessado? Conheça a Órigo Energia e comece a economizar já!

Assine nossa
newsletter