Energia geotérmica: o que é? Como funciona?

Energias alternativas, limpas e renováveis são o foco na busca por um planeta mais sustentável. Para se ter ideia da importância do assunto, uma pesquisa da consultoria Grant Thornton, revelou que 74% das empresas consultadas no levantamento, pretendem investir em energias renováveis em um período de 12 meses. Ainda pouco explorada, a energia geotérmica é o foco deste conteúdo.

Com capacidade de gerar eletricidade de forma contínua e confiável, ela oferece vantagens significativas para a matriz energética global. Para saber mais sobre essa opção, assim como as formas de produção, vem com a Órigo e continue a leitura!

O que é energia geotérmica? 

A energia geotérmica é a energia limpa obtida do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é obtido por meio das rochas quentes (secas e úmidas) e do vapor quente derivado das profundezas do planeta. 

Através da exploração de reservatórios de água quente ou vapor localizado em camadas subterrâneas, é possível aproveitar esse calor para gerar eletricidade e para as aplicações diretas, como o aquecimento de edifícios, lazer e processos industriais.

Como é gerada a energia geotérmica? 

A geração de energia geotérmica envolve a captação do calor proveniente do subsolo terrestre. Por isso, as usinas são instaladas em locais em que há um grande volume de vapor e água quente. 

Poços são perfurados até os reservatórios geotérmicos, o vapor é então utilizado para movimentar turbinas conectadas a geradores elétricos, gerando eletricidade. 

Assim como a energia solar, a geotérmica é renovável e possui baixíssimo impacto ambiental, podendo ser gerada sem a emissão de carbono ou gases poluentes e, principalmente, sem causar a escassez de recursos.

A energia geotérmica é limpa? 

A energia geotérmica é considerada uma das fontes de energia limpa e sustentável. Ela produz baixas emissões de gases do efeito estufa em comparação com os combustíveis fósseis, e seu processo de geração não requer queima. 

Além disso, ela tem a vantagem de operar com alta eficiência e constância, uma vez que o calor do interior da Terra é praticamente inesgotável.

Como é utilizada a energia geotérmica no Brasil?

O Brasil faz uso relativamente modesto da energia geotérmica em comparação com outras nações, a principal forma de utilização é para o lazer. A região de Poços de Caldas (MG), por exemplo, apresenta atividade geotérmica, utilizada para o aquecimento de piscinas. 

Outra cidade que utiliza o potencial dessa fonte é Caldas Novas (GO), região turística conhecida por águas termais e que atrai muitos turistas todos os anos. Ambos os municípios contam com a emergência de águas aquecidas pelo processo de geotermia.

Portanto, o uso mais difundido desse tipo de energia no Brasil é para fins terapêuticos e recreativos, como parques aquáticos, spas e centros de bem-estar, que aproveitam as águas termais para diversão, tratamentos relaxantes e medicinais.

Fontes de energia limpa acessíveis

Quer economizar energia com uma fonte de energia renovável? Apesar de a energia geotérmica ainda ser pouco explorada e não ser utilizada em residências, outra alternativa vem ganhando cada vez mais espaço: a energia solar. 

Os avanços tecnológicos e na legislação agora permitem que residências e empresas tenham acesso à energia solar sem precisar instalar painéis ou realizar investimentos. Isso ocorre pelo sistema de crédito de energia solar, como o da Órigo, que permite que você tenha acesso a ela e ainda tenha uma conta de luz mais barata

Ah, e ao adquirir um plano, você ainda consegue desfrutar das vantagens do Clube Órigo, um sistema de pontuação, em que você indica alguém para obter o crédito e, se a pessoa aderir, você pode trocar seus pontos por milhares de produtos e serviços.Ficou interessado? Conheça a Órigo e comece a economizar já!

Assine nossa
newsletter