Energia elétrica: o que é? Como funciona? Principais fontes

A energia elétrica é uma das alternativas mais utilizadas na sociedade moderna. Ela alimenta casas, indústrias, sistemas de transporte e praticamente todos os aspectos da vida cotidiana. Desde as primeiras descobertas, com Benjamin Franklin, em 1752, ela evoluiu constantemente.

Pensando nisso, preparamos um artigo onde te contamos tudo sobre o que é a energia elétrica, como ela é gerada a partir de diferentes fontes, como o cálculo do consumo é realizado, e muito mais. Vem com a Órigo e acompanhe!

O que é energia elétrica? 

A energia elétrica é uma resultante do movimento de partículas eletricamente carregadas, como os elétrons. Também pode ser definida como a capacidade de trabalho de uma corrente elétrica ou um tipo de energia derivada do trabalho de uma corrente elétrica.

Ela é transportada através de condutores, como fios e cabos, e pode ser convertida em outras fontes de eletricidade, como a luz. Sua versatilidade a torna uma das alternativas mais utilizadas pelo mundo.

Como é gerada a energia elétrica? 

Você sabe de onde vem a energia elétrica? Bom, a verdade é que existem diversas formas e processos para gerar eletricidade, mas a maioria deles envolve um processo de conversão. 

Por exemplo, em usinas de energia solar, a radiação solar se transforma em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico.

Nas usinas hidrelétricas, a energia cinética da água em movimento é usada para girar as turbinas, que geram eletricidade. Já nas usinas nucleares, ela é liberada através da fissão nuclear controlada.

Principais fontes de energia elétrica 

O Brasil possui diversas fontes de energia elétrica, e elas são importantes para garantir uma matriz energética mais sustentável e resiliente. Veja!

Hidrelétrica

Utiliza a energia da água em movimento, geralmente de rios e represas, para gerar eletricidade por meio das turbinas.

Termelétrica

Baseia-se na queima de combustíveis fósseis, como carvão, gás natural, óleo ou biomassa para produzir calor, transformando em eletricidade.

Nuclear

Utiliza reações nucleares controladas para gerar calor, que é convertido em eletricidade por meio de um processo de turbina.

Eólica 

Transforma a energia cinética do vento em eletricidade por meio de turbinas eólicas que movimentam geradores. Atualmente é a terceira modalidade mais utilizada no Brasil.

Solar

Converte a luz solar em eletricidade por meio de células fotovoltaicas presentes em painéis solares. Atualmente, tem se tornado mais acessível devido ao sistema de crédito de energia solar como o da Órigo, que permite tê-la em casa e ainda ter uma conta de luz mais barata, tudo isso sem obras ou investimentos.

Como é feito o cálculo da energia elétrica?

O cálculo do consumo de energia elétrica é realizado em unidades de kilowatt-hora (kWh), que medem o gasto durante um período de tempo. A fórmula básica é multiplicar a potência elétrica (medida em quilowatts, kW) pelo tempo (medido em horas, h). 

Os medidores registram o consumo em kWh e são usados para calcular a conta de luz e monitorar o uso, ajudando os consumidores a entender seus padrões de uso e a adotarem práticas mais eficientes.

Falando em ações mais efetivas em relação ao gasto de energia, você já ouviu falar do crédito de energia solar da Órigo? Ele é uma ótima opção que te ajuda a economizar até 10% na sua conta de luz e ainda te permite desfrutar de milhares de produtos e serviços com o Clube Órigo. Quer saber mais? Acesse nosso site e descubra o que essa alternativa pode fazer por sua residência ou empresa!

Assine nossa
newsletter