como é produzida a energia solar

Como é produzida a energia solar: descubra como é o processo

O Brasil tem se destacado na geração de energia solar, sendo essa uma das fontes renováveis de energia em constante ascensão. Em fevereiro de 2023, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), divulgados pela CNN Brasil, o país registrou a marca de 6.044MW de geração instantânea, nível mais alto atingido pelo Sistema Interligado Nacional (SIN). 

Que a popularidade dessa energia limpa está aumentando, isso é um fato. Mas você sabe como é produzida a energia solar? Se não sabe, não se preocupe, pois te explicaremos um pouco mais sobre o que é essa fonte energética, como ocorre a produção e a instalação.

Convidamos você a continuar a leitura a seguir!

O que é energia solar?

A energia solar é uma fonte de energia limpa produzida a partir da luz dos raios do sol. A maneira como é produzida é muito bem-vista, pois corresponde às práticas de sustentabilidade, ao não emitir gases que causam o efeito estufa, como o CO₂, ou outros poluentes. 

A opção é ideal para ajudar no combate às mudanças climáticas e na preservação do meio ambiente, afinal, o impacto ambiental da energia solar é considerado baixo. 

O fato de ser uma fonte energética descentralizada significa que pode ser produzida localmente e sem a necessidade de grandes centrais elétricas ou linhas de transmissão de longa distância. Isso reduz os custos de transmissão e distribuição de energia, além de garantir um fornecimento de eletricidade mais estável e confiável.

Quais os tipos de energia solar?

Existem dois principais tipos de energia solar: a fotovoltaica e a térmica, sendo diferenciadas pela forma como são produzidas.

  • Energia solar fotovoltaica: é obtida por meio da conversão direta da radiação solar em energia elétrica. Esse método é realizado pelas chamadas células fotovoltaicas, nos painéis solares. 
  • Energia solar térmica: produzida a partir da absorção da radiação solar em coletores projetados para aquecer água. Essa água aquecida pode ser usada tanto para produzir vapor e acionar uma turbina, que gera eletricidade, quanto para aquecer diretamente ambientes ou água em residências e empresas.

Como é produzida a energia solar?

A energia solar é produzida por meio da captação de luz feita pelos painéis solares fotovoltaicos, que convertem os raios solares em eletricidade, ocorrendo o fenômeno chamado de fusão nuclear. Esses painéis podem estar instalados em imóveis ou nas fazendas solares, locais específicos que produzem e distribuem a energia captada.

Como a luz solar é convertida em eletricidade?

A forma como é produzida a energia solar passa por um processo de conversão chamado de efeito fotovoltaico, que é quando os raios solares entram em contato com os painéis e colidem com os átomos presentes nos dispositivos. Isso provoca um movimento dos elétrons, desenvolvendo uma corrente elétrica.

A energia é gerada na corrente contínua, mas precisa ser convertida para corrente alternada, o padrão utilizado em residências. Então, um equipamento chamado inversor solar entra em ação.

Agora que você já sabe como ocorre o processo de conversão de luz em eletricidade, confira no próximo tópico uma dica de como ter na sua casa ou empresa de um jeito fácil!

É possível ter energia solar sem instalar nada?

Sim! Uma nova alternativa tem democratizado o acesso à energia limpa. A assinatura de planos de distribuição de energia solar tem se popularizado, pois não precisa de instalação e, consequentemente, também dispensa a necessidade de investimentos, aquisições e obras.

Toda energia é gerada em locais remotos, conhecidos como fazendas solares, e a produção é distribuída por meio da rede local de eletricidade, chegando até a sua casa ou seu negócio como créditos de energia que são descontados da sua conta de luz todo mês. 

Uma das empresas que fornecem esse serviço é a Órigo Energia, pioneira na modalidade. O processo de assinatura de um plano Órigo é fácil e pode ser feito 100% online para pessoa física. A economia pode chegar a até 10%.

Que tal começar a economizar agora? Assine Órigo e descubra os benefícios do Sol de maneira descomplicada. 

Seja em casa ou apartamento, a Órigo é para você! Economize na conta de luz todo mês. Clique aqui e saiba mais

Assine nossa
newsletter