Como controlar gastos e se tornar um gênio da economia

A fronteira entre os planos no papel e a realização na prática geralmente é definida pela nossa capacidade de investir. Se os sonhos só vão até onde a conta corrente alcança, desenvolver uma consciência financeira faz toda diferença. Falar sobre gastos e dinheiro não pode ser um tabu! Lidar com as nossas finanças com lucidez pode transformar a vida como num milagre do gênio da lâmpada. Mas não é passe de mágica: é só planejamento, responsabilidade e controle. Para isso, trouxemos algumas dicas importantes.

Falar sobre dinheiro não precisa ser um tabu

Segundo uma pesquisa do banco Wells Fargo nos Estados Unidos, tratar sobre dinheiro é mais difícil que temas como religião e política. Infelizmente, deixar esse papo de lado não afasta os boletos no fim do mês. 

A mesma pesquisa traz algumas justificativas para isso: para muita gente, dinheiro é sinônimo de estresse, tanto pela escassez ou por ser motivo de disputas (como divórcios e heranças). Além de tudo isso, ainda precisamos ter uma certa paciência para acumular a quantia necessária para quitar dívidas ou realizar planos. Não é fácil ter calma vendo a pilha de boletos crescer ou sonhos ficando mais distantes. 

Por isso, precisamos de organização! Assim como uma casa com tudo no lugar traz paz, ter as finanças organizadas é o primeiro passo para começar a ter consciência financeira. 

Categorias e organização 

Reconhecer é sempre o primeiro passo. Precisamos saber para onde nosso dinheiro está indo para ter a noção completa do que acontece ao longo de um mês. Anote tudo que entra e tudo que sai da sua conta! Pode ser em um caderno, em uma planilha ou até mesmo em um  aplicativo, só não deixe de registrar. 

Categorizar essas anotações também pode ser importante. Criar uma divisão entre “casa”, “transporte”, “saúde”, “lazer” e “alimentação”. 

A grande vantagem é a visualização completa do caminho que o seu dinheiro faz ao longo de um mês. Assim, é possível identificar alguns hábitos indesejados, gastos por impulso ou oportunidades para melhorar no mês seguinte. 

Economia ao pé da letra

Fazer o dinheiro render pode parecer uma tarefa milagrosa, mas passa por atitudes bem práticas. Se é para economizar de verdade, é preciso encontrar as brechas por onde o dinheiro está escapando. E, na maioria das vezes, os piores vilões são os menores detalhes. 

Um bom exercício é olhar pequenos gastos que parecem irrelevantes, assinaturas de serviços que já não são usados e taxas bancárias, por exemplo. Parecem insignificantes, mas se transformam numa bola de neve no fim do mês.

Além disso, fique sempre de olho em oportunidades que ajudam a evitar o desperdício! Promoções, comparação de preços e busca por lugares que oferecem preços mais justos e com um custo-benefício melhor é sempre fundamental.

Ao mesmo tempo que existem alguns fatores que podem ser dispensados, também existem mudanças possíveis para elementos indispensáveis. Encontrar alternativas mais econômicas para serviços básicos, como conta de luz, é uma boa opção na hora de economizar. 

Nosso serviço de energia solar é um bom exemplo! Assinando com a Órigo, você pode economizar mensalmente com energia limpa e renovável. 

Prioridade nº 1

A lista de prioridades e objetivos sempre varia a depender do caso, mas sempre precisa começar do mesmo lugar: quitar dívidas. A manutenção das pendências financeiras é uma assombração desnecessária, já que é muito fértil para criar complicações práticas e emocionais. Economizar de verdade será mais fácil sem dívidas por perto! 

Novos horizontes

Sem dívidas e com gastos regulados, chega o momento de olhar para frente e criar novos horizontes. Conseguir guardar um pouco da renda mensal é o começo da realização daqueles sonhos que estavam no papel. O mesmo movimento da bola de neve vai acontecer de novo, mas agora ao seu favor. Assim como pequenos gastos criavam um grande problema, as quantias guardadas vão gerar a reserva tão desejada. 

Essa dinâmica pode ganhar ainda mais força com algumas metas! Você pode definir uma quantia possível para economizar a cada semana, além de engajar outros membros da sua casa nesse objetivo. 

 Também considere criar uma reserva de emergência. Afinal, precisamos estar preparados para perrengues e surpresas, né? Assim, com mais rapidez e menos desespero, os desafios podem ser superados. 

Rotina de economia para vida mudar

Anotar, elaborar, organizar, criar planos e economizar: esse ciclo precisa se tornar um hábito! Sem a frequência necessária e com planilhas desatualizadas, o planejamento financeiro perde força. Pode parecer complicado em um primeiro momento, mas pensar em números para realizar sonhos na prática vale a pena. 

A disciplina e a organização compensam a montanha russa de emoções que podemos viver com momentos de aperto ou de bonança. Fique sempre atento a novas alternativas que podem colaborar e fazer sua renda chegar ao fim do mês sem sustos. 

Quem faz conta, conta com a Órigo 

Quem já é um expert em economia sabe que, quando as contas apertam, a solução é contar com a Órigo. E, vamos combinar: tem coisa mais genial do que tornar a vida cada dia mais equilibrada, sustentável e econômica?

Por isso, coisa de gênio mesmo é poder contar com um serviço de energia solar por assinatura. Além de fazer bem para o planeta, te ajudamos a economizar mensalmente na conta de luz e você ainda tem a oportunidade de participar de um clube de benefícios repleto de vantagens. Parece até mágica, né? Mas é #CoisaDeGênio.

Assine nossa
newsletter