Como a energia solar ajuda na redução dos desastres naturais

Você provavelmente já ouviu dizer que as mudanças climáticas e as ações humanas são responsáveis pelos desastres naturais, certo? Neste conteúdo, vamos explicar o que são desastres ambientais e o que podemos fazer para conter essa série de catástrofes que vêm acontecendo anualmente.

O que é desastre ambiental?

De um tempo para cá, os desastres ambientais vêm se tornando cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Mas, de fato, você sabe o que são os desastres naturais? De forma simples, os desastres ambientais e naturais são eventos catastróficos prejudiciais ao meio ambiente causados por ações humanas e, em algumas vezes, pela própria natureza.

Podemos destacar como desastre ambiental: o rompimento das barragens de mineração em Minas Gerais, o vazamento de óleo na Baía de Guanabara, Ciclone Idai, Acidente de Chernobyl e a Névoa Matadora, Big Smoke, em Londres. Todas essas tragédias ambientais tiveram grande impacto na vida de milhares de pessoas.

Consequências dos desastres ambientais

Em matéria publicada pela CNN Brasil com dados apurados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), podemos destacar que “A cada desastre natural ocorrido no Brasil em 2022, cerca de 3,4 mil pessoas foram afetadas diretamente”. As consequências mais comuns dos desastres ambientais são:

·   Contaminação de rios e lagos;

·   Destruição da nossa fauna e flora;

·   Alagamento em diversos pontos das cidades;

·   Queimadas em área de preservação ambiental.

Como evitar desastres ambientais

Cada vez mais, a população, empresas, ONGs e organizações internacionais têm buscado formas de amenizar os desastres ambientais no planeta causados pelas ações humanas. A seguir, compartilhamos algumas iniciativas que você pode praticar, em curto, médio e longo prazos, que serão fundamentais para ajudar a preservar o meio ambiente.

Reciclar seus resíduos: quanto menos lixo for descartado de maneira incorreta no meio ambiente, menor será a quantidade de poluição nas ruas e isso ajudará a reduzir a quantidade de enchentes durante o período chuvoso. 

Compre de empresas sustentáveis: escolha empresas que integram o sistema B. As empresas que possuem esse selo são organizações que visam além do lucro e estão preocupadas com a população e o meio ambiente.

Opte por energia renováveis: as fontes de energia renováveis são uma excelente opção para ajudar a combater os desastres naturais, pois não emitem CO2 na atmosfera e não contribuem com a destruição da nossa biodiversidade.

Responsabilidade organizacional: é extremamente importante que empresas tenham consciência de suas ações e adotem medidas para proteger a população que vive em áreas de risco.

A energia solar pode ajudar nas mudanças climáticas?

Sim. Por ser uma fonte de energia limpa e renovável, a energia solar não emite nenhum gás poluente na atmosfera. Com isso, essa fonte de energia é uma grande aliada para reduzir os impactos causados na natureza.

Existem outras fontes de energia, que, apesar de serem renováveis, podem trazer inúmeros malefícios ao meio ambiente, como é o caso das usinas hidrelétricas. Segundo o documentário “Belo Monte – Depois da inundação” e como  divulgado pela Agência Brasil, para a construção de uma central hidrelétrica, em muitos casos, é necessário desapropriar as terras de famílias indígenas e quilombolas. Além disso, podem aumentar a poluição na água e contribuir para a destruição da vegetação natural.

Por isso, é importante optar por outras fontes de energia, como a energia fotovoltaica, que é capaz de ajudar no desenvolvimento ecológico, econômico, social e sustentável do país. Afinal, além de ser uma fonte de energia que é proveniente de recursos naturais, ajuda diversas famílias e empresas a economizarem. Segundo a Absolar, somente em 2022, o segmento de energia solar deverá gerar mais de 357 mil novos empregos no país.

Leia também: O que é energia solar?

6 benefícios da energia solar

Ainda possui dúvidas se a energia solar pode ser uma opção para ajudar a diminuir os riscos de desastres ambientais? Nós provamos a você que sim. A energia solar possui benefícios para todos: para você, para o seu bolso e para o meio ambiente.

·   Fonte de energia limpa, renovável e sustentável;

·   Geração de energia até em dias nublados;

·   Requer pouco espaço para a instalação dos painéis fotovoltaicos;

·   Baixo custo com manutenção;

·   Fonte inesgotável de energia;

·   Fornecimento de energia de regiões mais afastadas.

Energia solar da Órigo

A energia produzida em nossas fazendas solares é responsável por captar os raios do sol e convertê-los em energia elétrica. A energia é injetada na rede de distribuição da cidade, chegando até a casa de nossos clientes, por meio de créditos solares, e possibilita uma economia mensal na conta de luz.

Ao todo, já são mais de 1.200 municípios e mais de 50 mil clientes que aderiram à energia solar como forma de ajudar a reduzir os desastres ambientais e, com isso, contribuir para a preservação do meio ambiente.

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de conferir a nossa seção completa sobre energia no blog!

Assine nossa
newsletter