Aspiradores de pó gastam muita energia? Veja a resposta aqui!

A tecnologia é sempre uma importante aliada na hora de realizar tarefas domésticas, mas um dos fiéis aliados na limpeza da casa, o aspirador de pó, pode ser responsável por um consumo considerável de eletricidade. 

Pensando nisso, preparamos um artigo que te conta se o aspirador de pó gasta muita energia, como ele afeta a sua conta de luz e, o mais importante, como você pode economizar ao usá-lo. Vem com a Órigo e confira!

Qual o consumo de energia de um aspirador de pó? 

O consumo de energia de um aspirador de pó pode variar conforme o modelo, a potência e a frequência de uso. Em média, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), um aspirador comum ligado à tomada consome entre 1 a 1,5 kWh para cada hora de uso. 

É essencial verificar a etiqueta de eficiência energética do aparelho ao comprar, para escolher um modelo que atenda às suas necessidades sem desperdiçar energia. Portanto, o gasto deste eletrodoméstico é considerável dependendo da potência e quantidade de tempo utilizado.

Quanto gasta um aspirador de pó por mês? 

O consumo mensal do aspirador de pó é calculado considerando o tempo de uso e a sua potência. Por exemplo, se você usar um modelo de 1500 watts por uma hora todos os dias, ele consumirá 45 kWh por mês.

O custo desse consumo depende da tarifa de energia da sua região, que varia de acordo com a localidade e a concessionária de energia elétrica. Considerando um valor de R$ 0,89 por kWh, o nosso exemplo resultará em um acréscimo de R$ 40,05 na conta de luz.

Qual aspirador de pó consome menos energia? 

A escolha de um aspirador de pó mais eficiente em termos de consumo de energia pode ajudar a economizar eletricidade a longo prazo. Modelos com etiqueta de eficiência energética A consomem menos energia para realizar o mesmo trabalho. 

Um levantamento revelou que o aspirador tipo robô gasta ainda menos energia: um modelo de 20 W de potência necessita de cerca de 0,2 kWh durante o carregamento da bateria, também considerando o período de uma hora. Após a carga completa do eletrodoméstico, a base reduz significativamente o consumo de energia.

Dicas para economizar energia usando o aspirador de pó 

Você não abre mão do aspirador de pó, mas precisa economizar energia? Preparamos algumas dicas para manter a sua casa limpa sem pesar na conta de luz. Veja!

Limpe regularmente o filtro 

Um filtro sujo faz com que o aspirador de pó trabalhe mais, aumentando o consumo de energia. O ideal é que você o limpe ou o substitua, conforme as instruções do fabricante.

Evite passar o aspirador desnecessariamente

Limpe apenas as áreas que estão realmente sujas. Evitar passar o aparelho em áreas limpas economiza energia e prolonga a vida útil dele.

Mantenha a casa organizada

Manter a casa organizada e livre de obstáculos facilita a limpeza e reduz o tempo de uso do aspirador de pó.

Faça manutenção regular

Certifique-se de que todas as partes do aspirador de pó estejam em boas condições de funcionamento. Uma manutenção adequada pode aumentar a eficiência energética do aparelho.

Utilize uma fonte de energia limpa

Na sua residência, o aspirador de pó gasta muita energia? Se sim, não se preocupe! A boa notícia é que, por meio do crédito de energia solar da Órigo, você escolhe utilizar uma fonte limpa e renovável e ainda pode economizar na sua conta de luz. E o melhor: atende tanto a Pessoa Física, quanto a Jurídica e a contratação pode ser realizada 100% online.

Ah, e ainda tem mais uma vantagem! Com a gente, você pode participar do Clube Órigo, um sistema de pontuação, que você indica alguém para adotar o crédito e, se a pessoa aderir, você pode até mesmo ZERAR a sua fatura!Ficou interessado? Acesse nosso site, peça agora e use o aspirador de pó sem se preocupar!

Assine nossa
newsletter