Não é segredo que a conta de luz do brasileiro costuma pesar no bolso. A…
25 de setembro de 2023
Em períodos de frio intenso, é impossível não se lembrar dos aquecedores elétricos. Isso porque eles ajudam a manter o ambiente mais confortável durante a estação mais fria do ano. No entanto, há uma preocupação com o consumo de eletricidade do aparelho, gerando uma dúvida se o aquecedor elétrico gasta muita energia.
Uma matéria do portal G1 revelou que a recomendação dos especialistas é manter o aparelho ligado somente quando houver alguém acordado, desligando-o antes de dormir, para evitar incêndios.
Contudo, considerando reduzir alguns desperdícios, existem algumas técnicas para otimizar o uso deste aparelho visando a economia na conta de luz. Para saber mais sobre essas dicas, continue a leitura!
Uma das primeiras coisas que se pensa ao comprar ou fazer uso frequente é se o aquecedor elétrico gasta muita energia. É importante saber que há sim um consumo significativo de eletricidade para o aparelho funcionar.
Para saber quais são os gastos, um fator deve ser considerado: a potência do aparelho. Ela influencia diretamente no consumo e, claro, outras questões como tempo e frequência de utilização.
Com o intuito de descobrir quanto aumenta na conta de luz um aquecedor, faremos o seguinte cálculo: potência (w) x horas utilizadas no dia x dias de utilização no mês / 1000. O resultado é o consumo mensal em kWh.
Por exemplo:
Um aquecedor elétrico de 2000 watts (W) utilizado diariamente durante 5 horas.
2000 w × 5 × 30 / 1000 = 300 kWh
Suponhamos que o valor do kWh da sua concessionária de luz gira em torno de R$ 0,50. O valor na conta de luz será de R$ 150,00.
Lembrando que esta é uma estimativa para saber quanto o aparelho gasta.
Embora possa ser tentador manter o aparelho ligado durante todo o dia em períodos mais frios, essa prática pode pesar no bolso, pois, como dito anteriormente, o aquecedor elétrico gasta muita energia. Além disso, a recomendação é não utilizar o aparelho por longos períodos.
Por questões de saúde, evite deixar aquecedores ligados durante muito tempo, o ideal é utilizar apenas para elevar a temperatura do ambiente, e depois desligá-lo. Os dias mais frios também são mais secos e, caso o aparelho permaneça ligado por muito tempo, pode haver queda de oxigenação. Com isso, a pressão sanguínea pode baixar, o que pode ocasionar vasodilatação, desmaios e até óbito.
É importante também garantir que haja circulação de ar no ambiente.
Não é recomendado dormir com o aquecedor elétrico ligado, por motivos de saúde, segurança e também de economia de energia. Além do risco de acidentes, como incêndios, deixar o aparelho ligado durante toda a noite pode aumentar consideravelmente o consumo energético.
Uma alternativa mais segura e econômica é utilizar um timer para programar o desligamento automático durante a noite. Dessa forma, é possível aproveitar um ambiente aquecido e confortável durante o sono, sem comprometer a segurança e desperdiçar eletricidade.
#Dica Extra: É possível ter energia solar para ar-condicionado?
Já que o aquecedor elétrico gasta muita energia, o ideal é utilizar algumas maneiras para economizar ao utilizar o aparelho. Veja as nossas dicas e tenha uma conta de luz mais barata!
Melhore o isolamento térmico do ambiente, isso faz com que haja menor perda de calor, reduzindo a necessidade de utilizar o aquecedor por muito tempo.
Utilizar aquecedor elétrico em cômodos maiores pode não ser muito eficiente, não promovendo o aumento satisfatório da temperatura e elevando o consumo de energia. É importante lembrar de desligá-lo ao sair do cômodo.
Vale vestir roupas mais quentes e usar cobertores. Essa é uma forma de se esquentar um pouco mais e utilizar o aquecedor apenas como um apoio.
Essa é uma dica extra, que vale para economizar não só no aquecedor, mas para todos os eletrodomésticos. Ao escolher utilizar crédito de energia solar, você pode economizar até 10% na conta de luz e ainda abastecer a sua casa com uma fonte energética limpa e renovável.
Quer saber mais sobre essa alternativa? Conheça mais sobre os serviços da Órigo Energia!