pessoas sorrindo trabalhando em escritório

Empresas conscientes: consumo responsável no trabalho

Não dá para negar que atualmente há uma preocupação sobre como os negócios contribuem com as comunidades em que estão inseridos e com o planeta como um todo. A população está, de fato, mais exigente com o tema. Por isso, empresas conscientes estão ganhando evidência.

Negócios que aderem a práticas de responsabilidade corporativa, incluindo benefícios econômicos e ambientais, ganham relevância, pois agem coerentemente, com base social e moral em todas as áreas envolvidas. E seja um negócio novo ou que esteja há muito tempo no mercado, é possível implementar o conceito em sua metodologia.

Mas antes de introduzir qualquer mudança em uma organização, é importante saber como executá-la. Ao apresentar a ideia de “empresa consciente”, é preciso estar preparado não apenas para explicar como para entender a forma para implantar medidas conscientes.

Você viu? Como o mundo está se adaptando à consciência ambiental

Empresas conscientes têm a ver com exemplos de consumo consciente no trabalho? 

Quando falamos em consumo consciente, geralmente pensamos em exemplos literais. Mas, no desenvolvimento dessa transição nas companhias, práticas conscientes vão além de sustentabilidade e de adoção de hábitos ecológicos (que também são muito importantes), sendo pautada também em atitudes comportamentais que envolvem valores, princípios e gerenciamento da operação. 

Então, quais são as vantagens que o modelo oferece? A grande diferença entre este modelo e os convencionais é que empresas conscientes são, de fato, mais responsáveis, têm foco muito além da renda, incluindo valores do capitalismo consciente, em que o propósito, o estilo de liderança, a cultura e os impactos no meio andam juntos!

Leia também: A importância da educação financeira no consumo consciente 

Princípios do capitalismo consciente nas empresas

Propósito além do lucro

Além da renda, o negócio precisa pensar em como pode resolver a “dor” do cliente e agir, com mais responsabilidade e consciência.

Liderança consciente

A iniciativa precisa ser incentivada constantemente pelos líderes.

Impacto consciente

Aqui é importante considerar todas as etapas e partes envolvidas nos negócios, desde consequências sociais e econômicas a ambientais.

Cultura consciente

Esses valores de mudança precisam fazer parte da essência da empresa.

Como podemos melhorar como negócios responsáveis?

Essas ações devem olhar para a comunidade, o cliente, o colaborador, o fornecedor e o investidor. Ou seja, deve envolver todos. Empresas conscientes geram valor social, moral e emocional, assim como conhecimento tecnológico e ambiental. Algumas dicas para se engajar no território são:

Estude o tema

Realizar uma imersão sobre as possibilidades, alternativas e consequências é uma das estratégias primárias e essenciais para o desenvolvimento qualificado de um projeto. Quando realmente entendemos um assunto, conseguimos administrar muito melhor qualquer coisa que seja relacionada com o mesmo.

Se inspire em exemplos de sucesso

Buscar incentivos naqueles que já passaram por experiências semelhantes é uma forma de aprender e evoluir constantemente. Vale olharmos tanto referências próximas, como de outros setores e países. Um exemplo de sucesso não precisa estar totalmente relacionado com o seu segmento para inspirar uma ideia.

Você já leu? Tecnologias sustentáveis: aspectos tecnológicos que prometem mudar o mundo 

Crie um planejamento

Para essa adaptação contar com um planejamento também é essencial. Organização faz toda a diferença na hora de desenvolver uma empresa consciente. Entender o tempo necessário e a melhor maneira de traçar estratégias para esse caminho ajudará não somente em resultados imediatos, como também em uma visão a longo prazo.

Cuidar e dar atenção ao assunto é fundamental para a evolução empresarial. Se você aplicar essa metodologia, tiver consciência de que possui tais elementos e, cada vez que for tomar uma decisão, pensar em como ela vai avançar com seus propósitos, seu negócio terá mais força. 

Em uma companhia mais humanizada, todos os envolvidos se sentem mais abertos para colaborar e ser participativos. São fundamentos que compõem essa filosofia de negócios. As empresas que cuidam de seus colaboradores e cuidam de seu ecossistema geram resultados ainda melhores em todos os aspectos. O seu negócio evolui assim?

Agora que você já sabe sobre o movimento de empresas conscientes, que tal conhecer as tendências em sustentabilidade empresarial e como elas podem ajudar em incentivo à inovação, redução de custos e colaboração para redução de impactos e mudanças climáticas?

Assine nossa
newsletter