Confira 5 fatores que fazem com que a energia solar custe menos

Economize: confira 5 fatores que fazem com que a energia solar custe menos

Você gera créditos energéticos

O sistema de créditos energéticos foi criado para compensar os usuários que produzem mais energia solar do que consomem. Funciona assim: a energia extra é encaminhada para a rede elétrica para que outras pessoas possam usá-la. Em compensação, quem a gerou ganha um desconto proporcional na conta de luz. Os créditos ficam disponíveis por 60 dias, o que viabiliza ainda mais o uso. 

Diminui o valor da sua conta de luz

O sistema de créditos ajuda na economia mas o valor da conta reduz mesmo se não houver geração de energia extra. Isso porque ao instalar um sistema de energia solar fotovoltaica, você passa a gerar sua própria energia, o que faz com que você consuma muito menos energia da rede elétrica. Se o sistema for bem utilizado você pode chegar a zerar o seu consumo pela rede elétrica. Desta forma, você só pagaria o equivalente à taxa de disponibilidade, que deve ser pago para as concessionárias de energia independente da quantidade de energia consumida.  

Leia mais: Como ter energia solar em casa?

Os preços da energia elétrica aumentaram

Segundo dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), entre os anos de 2014 e 2017, a energia elétrica residencial sofreu um aumento de 56%. Além disso, quem consome energia solar fica livre das alterações de bandeiras tarifárias, já que, independente do valor final da tarifa, cada quilowatt gerado equivale a um quilowatt consumido.

Os custos da energia solar estão cada vez menores

Pesquisas apontam que o preço de instalação do sistema de energia solar caiu 80% em dez anos. Graças a iniciativas do estado para estimular o uso de fontes limpas de energia, esse tipo está sendo mais explorado, tanto pelas indústrias e empresas, como por produtores rurais e algumas residências comuns. A expectativa é que a energia solar fotovoltaica se popularize ainda mais durante os próximos anos, e com isso, que o preço de instalação diminua ainda mais. 

Leia mais: É possível ter energia solar em apartamento?

Pode ajudar a valorizar seu imóvel

O interesse em adaptar hábitos e adotar costumes sustentáveis vem crescendo. Por isso, quando um imóvel tem sistema de energia solar instalado, ele pode valer de 3 a 6% a mais na hora da venda. 

Assine nossa
newsletter