Conheça 6 curiosidades sobre a energia solar!

A geração de energia solar é repleta de curiosidades interessantes, desde sua origem até o seu destino final no cotidiano das casas, apartamentos e empresas.. Listamos 6 curiosidades que você provavelmente não sabia, para ficar por dentro do assunto e surpreender seus amigos e familiares.

1. O que gera energia elétrica é a luz solar e não o calor

Ao contrário do que muitos pensam, a eletricidade gerada por meio da energia solar se dá por conta da luz solar, e não do calor.

Por este motivo, até mesmo em dias nublados é possível gerar energia. A única questão é a quantidade de eletricidade gerada, que será inferior comparada a um dia ensolarado. A incidência solar impacta diretamente mas, enquanto houver luz, haverá energia sendo gerada.

Leia também: 5 mitos sobre a energia solar!

2. O sistema de geração solar não funciona à noite

Como mencionamos, enquanto houver luz solar, haverá energia sendo gerada. Logo, não é possível gerar energia elétrica à noite.

Isso quer dizer que, para quem usufrui de um sistema de energia solar residencial, a energia gerada durante o dia será armazenada para a utilização noturna.

Já quem utiliza o sistema de energia solar por assinatura, não precisa se preocupar com isso, uma vez que a energia gerada nas fazendas solares é em grande escala.

Você viu? Energia solar em apartamento: é possível!

3. Energia solar não faz barulho

O processo de absorção da luz solar pelos painéis fotovoltaicos é completamente silencioso. Dessa forma, você consegue ajudar o meio ambiente gerando energia limpa e renovável sem incomodar os vizinhos.

4. O Brasil tem um dos maiores potenciais para geração de energia solar

O Brasil segue quebrando recordes em sua geração de energia solar. Mais recentemente, ultrapassamos a marca de 17 GW (gigawatts) de potência instalada. Mas e se te contassem que o Brasil poderia gerar até 15 trilhões de megawatts?

Segundo o INPE, a alta incidência solar no país permitiria que essa quantidade fosse gerada, o que tornaria a matriz energética brasileira ainda mais sustentável. Porém, dependemos de outros fatores, como investimentos, para que isso seja possível.

5. Sistema on-grid e off-grid

Existem dois tipos de sistemas: on-grid e off-grid. A principal diferença entre eles é como se relacionam com a rede de distribuição de energia. Enquanto o off-grid é autônomo, ou seja, isolado da rede, o on-grid é conectado a ela.

Por não ter conexão com a rede, todo sistema off-grid precisa de uma bateria para armazenar a energia excedente que será utilizada em dias muito nublados ou durante a noite.

Já o on-grid, funciona de uma maneira diferente: ao invés de acumular a energia extra em uma bateria, o sistema a injeta na rede elétrica e converte o excedente em créditos de energia solar. Esses dois fatores (a ausência de bateria e o sistema de crédito) tornam os sistemas on-grid mais econômicos que os off-grid.

6. A Estação Espacial Internacional utiliza energia solar

Você sabia que a permanência dos astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS, abreviação em inglês) se dá graças à energia solar?

Na parte externa da estação, há 8 painéis solares gerando energia através da recepção direta da luz do Sol. Há também armazenadores para garantir que haja energia quando a estação estiver no lado noturno da Terra, não sendo possível receber luz solar nesse período.

Energia solar por assinatura da Órigo!

Agora que você conhece mais curiosidades sobre a energia solar, aqui vai uma última: você sabia que é possível receber energia solar na sua casa, apartamento ou empresa sem precisar comprar painéis fotovoltaicos?

Pois é! A Órigo possui diversas fazendas solares espalhadas por Minas Gerais que captam a luz solar e a transformam em eletricidade. Você consegue assinar um plano de acordo com seu gasto mensal em energia, e então, receberá a energia solar, proporcionando economia na sua conta de luz!

Clique aqui e entenda qual é a melhor solução para você!

Assine nossa
newsletter