Curiosidades sobre energia solar fotovoltaica

Curiosidades sobre energia solar fotovoltaica

26/03/2020

É comum imaginar que toda energia elétrica que consumimos é produzida em usinas hidrelétricas, mas a verdade é que essa é apenas uma das várias maneiras possíveis. Hoje em dia, podemos gerar energia usando a força dos ventos (eólica), resíduos orgânicos (biogás), e é claro, a luz solar! Você sabe como isso acontece?

O sistema de energia fotovoltaica 

A energia fotovoltaica nada mais é do que a conversão da radiação solar em eletricidade. Ela acontece por meio de um sistema fotovoltaico. Ele pode ser instalado em qualquer lugar com radiação direta e converte a luz em eletricidade por meio de células fotovoltaicas. 

Tipos de sistema

Existem dois tipos de sistemas: on-grid e off-grid. A principal diferença entre eles é como eles se relacionam com a rede de distribuição de energia. Enquanto o off-grid é autônomo, ou seja, isolado da rede, o on-grid é conectado a ela.

Por não ter conexão com a rede, todo sistema off-grid precisa de uma bateria para armazenar a energia excedente para usá-la em dias muito nublados ou durante a noite. 

Já o on-grid funciona de uma maneira diferente: ao invés de acumular a energia extra em uma bateria,  o sistema a devolve para rede elétrica e converte esse excedente em créditos de  energia solar. Esses dois fatores (tanto a ausência de bateria quanto o sistema de crédito) tornam os sistemas on-grid mais econômicos que os off-grid. 

O sistema de energia solar funciona a noite? 

Não. A geração de energia solar acontece durante o dia. Por isso, durante a noite o sistema utiliza a energia excedente que foi produzida anteriormente. É importante ressaltar que a energia solar térmica é diferente da energia solar fotovoltaica. A primeira é usada para aquecer a água para consumo e necessita do calor solar, já a segunda, utiliza-se apenas da luz.

Energia solar faz barulho?

Não. a energia solar fotovoltaica não produz poluição sonora. Durante o processo de geração de energia, os painéis não fazem barulho, não se movimentam nem geram odores desagradáveis. 

A Órigo Energia é uma das empresas brasileiras mais experientes em Energia Solar Fotovoltaica.  Além de ajudar o meio ambiente, essas modalidades de geração de energia ainda são ótimas aliadas na hora de reduzir o orçamento!

Compartilhe nas redes sociais

Matérias Relacionadas

Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, analisar tráfego e proporcionar uma experiência mais segura para os nossos usuários. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações. Aceitar