créditos de carbono

O que são créditos de carbono?

O aquecimento global, o efeito estufa e o risco de extinção de espécies no planeta preocupam a sociedade de modo geral. Por isso, reduzir as emissões poluentes é uma necessidade urgente. Hoje temos a tecnologia disponível para ajudar e recompensar os danos ao meio ambiente adquirindo créditos de carbono.

Mas o que é crédito de carbono?

Com o objetivo de reduzir os gases nocivos provenientes da atividade industrial e arcar com os prejuízos ambientais e sociais causados por um serviço, os créditos de carbono são um “meio de troca” regulamentado para compensar ou neutralizar as emissões liberadas na atmosfera. 

Em outras palavras, trata-se de um certificado negociável. Uma licença que dá ao titular o direito de emitir ― durante um determinado período ― dióxido de carbono ou outros gases poluentes como o metano, óxido nitroso e hidrofluorcarbonetos, de modo a reparar os mesmos. Na prática, 1 crédito de carbono corresponde a 1 tonelada métrica de dióxido de carbono.

Leia também: Entenda o que é transição energética e sua importância

Como funciona o mercado de créditos de carbono?

O mercado de créditos de carbono foi criado como uma resposta à necessidade de controle das altas emissões no ecossistema. O modelo foi formalizado oficialmente no Protocolo de Kyoto. Já os mecanismos que regulam o mercado de créditos foram estabelecidos nos Acordos de Marrakesh.

Há mercados voluntários e obrigatórios onde se negociam os ativos de carbono pelo mundo. Na compensação voluntária, negócios e indivíduos podem comprar, por conta própria, créditos para reduzir a quantidade total de emissões que resultam em suas atividades cotidianas. Já nas indústrias que têm a obrigação de arcar com a questão, as compensações em créditos devem ser um custo integral implantado na metodologia dos negócios.

Leia também: Como a energia solar pode contribuir para o desenvolvimento sustentável?

Como a compra de créditos de carbono mitiga as emissões?

Os valores das compras em créditos de carbono geralmente são utilizados para financiar projetos que absorvem e eliminam uma quantidade de CO₂ igual à quantidade emitida. Quando um consumidor adquire um crédito de provedores de compensação de carbono, a quantia é usada para mitigações como o reflorestamento, que absorve o carbono naturalmente.

Os créditos de energia renovável (RECs), são outra alternativa que apoia o desenvolvimento de energia renovável contra as emissões. Enquanto as compensações de carbono reduzem uma quantidade verificável de emissões na atmosfera, os RECs fornecem uma quantidade de energia renovável ao mercado, subsidiando o custo dessas tecnologias e diminuindo a busca por combustíveis fósseis ― um dos maiores poluentes. 

Leia também: Impactos ambientais causados pelas fontes de energia

Como comprar?

O Brasil é um fornecedor de créditos de carbono com potencial de expansão. A iniciativa de venda pode surgir de um empreendedor tanto rural ou industrial, desde que o mesmo tenha uma área para plantio e desenvolva um projeto, que deve ser aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Atualmente existem diversas alternativas para quem deseja se comprometer com a causa. O MCO₂ é uma delas, que funciona de maneira rápida e simples. A plataforma de criptomoedas e ativos digitais contribui para o equilíbrio do planeta e projetos socioambientais, incluindo a Floresta Amazônica e as comunidades alocadas na região.

Outro diferencial da plataforma é que os créditos não possuem prazo de validade, sendo possível fazer um planejamento para utilizá-los no momento mais adequado. Além disso, o crédito é rastreável, ou seja, você consegue ver onde realmente será aplicado. Alternativas assim comprovam que a inovação está indo rumo a um futuro mais sustentável.

Agora que você já sabe como é o mercado de carbono e as possibilidades facilitadoras que existem para recompensar os gases poluentes, entenda sobre a sua pegada de carbono e aprenda como calculá-la.
Conheça também o que são empresas conscientes e a importância de adquirir práticas mais responsáveis nos negócios. Juntos podemos colaborar para a evolução de uma sociedade mais consciente e que faz escolhas melhores!

Assine nossa
newsletter