O conceito de sustentabilidade tem sido bastante discutido nos últimos tempos, mas para fazer sua…
16 de janeiro de 2023
Está nos seus planos mudar o seu estilo de vida e consumir alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos? Então, venha com a gente que vamos ajudá-lo a criar a sua própria horta orgânica.
Antes mesmo do início da pandemia de Covid-19, a população mundial já vinha optando por inserir mais ingredientes orgânicos no dia a dia. De acordo com um estudo realizado pela Ecovia Intelligence intitulado "Organic Foods Getting Coronavírus Boost", destaca-se que 40% da população buscou consumir alimentos orgânicos.
Segundo estudo realizado pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) e divulgado pelo Estadão, a cada quatro pessoas, uma acredita que produtos orgânicos têm melhor qualidade. Conforme pesquisa, 13% dos entrevistados atribuem que a mudança de hábitos alimentares está diretamente ligada ao menor uso de defensivos químicos.
Porém, o grande desafio que muitas famílias ainda enfrentam é o alto preço dos alimentos que são essenciais para manter uma dieta rica em nutrientes. Por isso, uma solução para quem deseja mudar o estilo de vida e inserir mais alimentos orgânicos no dia a dia é criar a sua própria horta orgânica.
Leia também: O consumo consciente na sociedade
Adotar hábitos alimentares saudáveis e separar um tempinho na sua vida para se dedicar à alimentação traz benefícios não só para o seu corpo, como também para o seu bolso e para o meio ambiente. Confira cinco vantagens de uma horta orgânica.
Alimentação saudável: a horta orgânica ajuda você a fugir dos alimentos repletos de agrotóxicos, proporcionando a você e à sua família mais saúde e sabor nas refeições.
Hortaliças frescas: uma das grandes vantagens de ter uma horta orgânica em casa é poder colher hortaliças fresquinhas para colocar no prato.
Economia: quando você planta exatamente o que precisa para comer, você consegue evitar desperdícios e, com isso, automaticamente, gera uma economia nas suas despesas de supermercado.
Educação alimentar: se você tem filhos, essa é uma excelente oportunidade para introduzir alguns alimentos na rotina das crianças. E, além disso, também poderá explicar sobre o processo de crescimento das hortaliças e os benefícios e os nutrientes de cada alimento que foi cultivado.
Cuidado com o meio ambiente: uma horta orgânica e produzida em casa ajuda a diminuir a quantidade de substâncias químicas que poluem o solo, o ar e até mesmo as nascentes. Por isso, a horta orgânica, além de fazer bem para a sua saúde, faz bem para o planeta.
Leia também: Como a energia solar pode contribuir para o desenvolvimento sustentável?
Agora que você já sabe que a alimentação saudável não é somente o presente na vida de milhares de brasileiros como também para o futuro do nosso planeta, você, com certeza, ficou com vontade de aderir hábitos mais saudáveis, não é mesmo? Então, venha com a gente que vamos ajudá-lo.
Luz solar: pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade. Todas as plantinhas precisam ter contato com os raios solares. Adalvan Daniel Martins, pós-doutor da UFLA, destaca: “as plantas utilizam a luz para realizar o fenômeno conhecido como fotossíntese, que é o processo pelo qual elas utilizam da energia luminosa para produzir energia química para o crescimento”. Ou seja, pesquise a quantidade de horas de exposição ao sol necessárias para suas hortaliças e separe o espaço ideal de sua casa para começar a sua horta.
Hora do cultivo: após ter separado um cantinho de sua casa para colocar as hortaliças, chegou o momento de ir em busca de um recipiente para plantá-las. Nessa hora, existem infinitas possibilidades: você pode fazer um jardim vertical, plantar em vasos de cerâmicas ou até mesmo reciclar caixas de leite e garrafas de refrigerantes.
Dê preferência a adubos orgânicos: Outra dica extremamente importante para que a sua horta orgânica cresça de forma saudável é dar preferência aos adubos orgânicos. E o melhor é que esses adubos são encontrados facilmente no dia a dia de qualquer casa. Os mais comuns de serem utilizados são: cascas de laranja, de banana, casca de ovos, de cebolas, entre outros.
Leia também: 5 dicas para levar uma vida mais sustentável
Uma das dúvidas mais comuns é: “o que é recomendado plantar?” Por ser uma horta orgânica, a sugestão é que você opte por hortaliças que não vão precisar de muito espaço para crescer e que, além disso, adaptam-se super bem a ambientes tanto internos quanto externos.
Hortaliças folhosas: verduras como alface, rúcula, espinafre e couve são uma ótima opção para ter em casa. Além de serem extremamente ricas em ferro, elas são de fácil manuseio e podem ser plantadas tranquilamente em vasos. Mas é fundamental que cada uma tenha o seu espaço, pois podem crescer mais do que o esperado, combinado?
Hortaliças tuberosas: os carboidratos mais populares, como batata inglesa, batata-doce e cenoura, também podem fazer parte da sua horta orgânica. Para plantá-los, você pode colocá-los em vasos ou até mesmo no seu jardim externo.
Hortaliças condimentares:
manjericão, alecrim, tomilho, cebolinha e alho estão entre as hortaliças que as pessoas mais têm o costume de plantar em casa. Pois, além de se adaptarem a diversos ambientes, elas são fundamentais para deixarem o preparo dos pratos ainda mais saborosos.
Se gostou deste conteúdo, confira a seção de Consumo Consciente dentro do nosso blog. Por lá, você encontrará mais dicas práticas e sustentáveis para adicionar ao seu dia a dia.