pessoa ligando diversas tomadas em uma régua

19 dicas para consumo consciente de energia!

Analisar os impactos de nosso comportamento, optar por fontes renováveis e consumo consciente de energia tornam-se atitudes mais frequentes dia após dia.

Quando falamos sobre a possibilidade de consumir mais consciente, não estamos discutindo sobre deixar de consumir, mas consumir diferente. Também sobre o poder de escolha. 

O consumo consciente de energia elétrica é um dos hábitos que pode proporcionar uma mudança positiva em sua rotina. Afinal, por que não economizar mensalmente e ainda colaborar com o meio ambiente?  Existem maneiras simples e inteligentes de fazer isso em sua casa. 

Você não precisa banir algo que você já tenha, mas pode, em alguns momentos, alterar a frequência que utiliza os itens, por exemplo. Trouxemos uma lista repleta de atitudes fáceis que você provavelmente não sabia, mas vão te fazer repensar a maneira que você consome energia e ainda proporcionar mais economia! Acompanhe abaixo:

Leia também: Como o mundo está se adaptando à consciência ambiental? 

Dicas para o uso consciente de energia elétrica:

Na iluminação

  • Sempre que possível, use iluminação natural e lembre-se de desligar as luzes quando não estiverem em uso. Geralmente a iluminação é responsável por mais de 10% de uma conta residencial.
  • Na hora de comprar lâmpadas novas, opte por LEDs que são mais econômicas.
  • Se você gosta de dormir com luminárias, analise a possibilidade de utilizar modelos com temporizador para garantir que elas não fiquem ligadas a noite inteira e proporcione um uso consciente de energia.

Durante o home office

  • Lembre-se de não deixar o computador funcionando o dia inteiro. Ligue somente no horário de expediente ou quando precisar.
  • Use a tela com configurações de energia e suspensão. Desta forma, o seu dispositivo vai desligar automaticamente quando não estiver em funcionamento.
  • Deixe sua mesa próximo de uma janela e aproveite a luz do dia para fazer as tarefas.
  • Evite deixar seu celular conectado carregando horas e horas enquanto estiver trabalhando. Além de prejudicar a durabilidade da bateria, o consumo de energia elétrica se torna maior do que o necessário. Durante a noite também, se possível, tente não dormir com ele conectado na tomada. 
  • Usa extensão com difusor? Lembre-se de desconectá-lo antes de dormir. Além de garantir mais segurança, você ainda economiza e pratica o consumo sustentável de energia elétrica!

Na rotina de casa

  • Use eletrodomésticos com eficiência energética.
  • Na hora de utilizar a máquina de lavar roupa, considere diminuir a frequência durante a semana. Junte mais peças, assim você economiza energia e água.
  • Se você possui lavadoras de louça, pense em diminuir o uso em dias mais quentes. Limpar os utensílios da cozinha não é uma tarefa que agrada todo mundo, mas se você colocar uma música, pode ficar muito mais fácil executá-la e ainda se refrescar.
  • Limpe ou substitua os filtros de sua casa regularmente. Filtros sujos, de qualquer eletrodoméstico, fazem o sistema trabalhar mais e, consequentemente, gastar mais energia do que o necessário. 

Na hora de cozinhar

  • Evite abrir o forno elétrico enquanto estiver assando. Cada vez que você dá aquela espiadinha, a temperatura pode cair, fazendo com que o forno use mais energia para aquecer novamente.
  • Desligue o forno alguns minutos antes de terminar o preparo. Sua receita continuará aquecendo por mais um período sem usar energia. 
  • Sempre que possível, use o fogão em vez do micro-ondas. Muitas vezes temos gás instalado e nem o utilizamos. Que tal começar a alternar na hora de esquentar uma refeição?
  • Ajuste a temperatura de sua geladeira de acordo com a recomendação do fabricante para que funcione com eficiência, evitando o resfriamento excessivo e aumento de energia.

Você viu? Benefícios da energia renovável para a humanidade 

Durante as estações do ano

  • Vista-se de acordo com o clima! Utilize roupas quentes no inverno e roupas mais frescas no verão para colaborar na diminuição do uso de aquecedor ou ar-condicionado.
  • Evite deixar os aparelhos funcionando por mais tempo do que o necessário e ligados em ambientes onde não há pessoas.
  • Durante os meses mais quentes, feche as persianas de sua casa em alguns momentos para ajudar a manter a temperatura neutra. Durante os meses mais frios, deixe-as sempre abertas em horários que o sol bate para aquecer. 

Utilize essas dicas e propague o consumo consciente de energia em sua casa. A mudança começa com atitudes simples. Compartilhe conosco nas redes sociais se você já faz alguma delas! 

Agora que você já sabe sobre o uso consciente evitando o desperdício, confira também como é calculada a conta de energia e entenda melhor sobre como essas dicas podem impactar.

Assine nossa
newsletter