5 dicas para levar uma vida mais sustentável

O conceito de sustentabilidade tem sido bastante discutido nos últimos tempos, mas para fazer sua parte é também é necessário colocar a mão na massa. Isso significa avaliar alguns hábitos e mudar atitudes.

Há diversas formas de fazer isso, por isso separamos 5 dicas para quem quer dar o primeiro passo para adotar um estilo de vida mais sustentável.  

1. Repense sua energia e a forma que a consome

A energia solar é uma ótima fonte de energia renovável e limpa. Com as nossas Fazendas Solares você pode consumir essa energia sem se preocupar com a instalação de placas no seu imóvel e sem fazer grandes investimentos. Ou seja, você consome uma energia limpa e renovável e ainda consegue economizar dinheiro para fazer outros investimentos. 

Além disso, as Fazendas Solares têm um papel fundamental na descentralização da geração de energia elétrica, o que ajuda bastante a reduzir a perda de energia no caminho da usina até a sua casa. 

2. Pratique o consumo consciente

Todo consumo causa um impacto positivo ou negativo na economia, nas relações sociais e na natureza. Que tal pesquisar um pouco mais sobre um produto antes de adquiri-lo? Desta forma você pode descobrir se ele foi produzido de uma maneira saudável, ecológica e livre de abusos no trabalho, por exemplo. Assim, você transforma o ato de comprar em um tipo de reconhecimento de boas práticas. 

3. Compre de pequenos produtores

Uma ótima maneira de exercer o consumo consciente é comprar de pequenos produtores, já que produções em escala pequena causam menos impacto do que as produções em larga escala. Por isso é importante incentivar as pequenas produções. Assim, além de ajudar a economia local, fica mais fácil para você saber a procedência do que comprou.

4. Repense a mobilidade

Se você tem a possibilidade de utilizar meios de transporte sustentáveis (como bicicletas, skates, patinetes e afins), por que não deixar o carro um pouco de lado? É uma ótima maneira de contribuir para a redução de emissão de gases que provocam o aquecimento global. Se essas não são opções viáveis para você, tente aderir ao transporte público.

5. Descarte seu lixo corretamente

Quando falamos de lixo não existe “jogar fora”. Todo o lixo que produzimos acaba em algum lugar, por isso precisamos ficar atentos à forma que o descartamos. Uma boa dica é aderir à coleta seletiva no seu condomínio ou tentar implantá-la, além de praticar a compostagem.

A Órigo Energia faz parte de um movimento global focado em equilibrar propósito e lucro. Com nossas Fazendas Solares e de Biogás, buscamos massificar o uso de energia limpa no Brasil. E você, além de aderir a uma atitude mais sustentável, ainda economiza dinheiro.

Escolha bem, escolha Órigo.

Assine nossa
newsletter