Fazenda solar da Órigo Energia localizada em Canastra - Minas Gerais

10 vantagens da energia solar compartilhada

Se o uso da energia renovável já vinha crescendo nos últimos anos – mostrando a importância de alternativas mais sustentáveis -, com a atual crise hídrica que atinge o país, isso ficou ainda mais evidente. Principalmente, pelo fato de a categoria surgir como uma alternativa viável para aqueles que buscam uma forma mais consciente de consumir energia e economizar.

Para Rodolfo Molinari, Diretor Geral da Órigo Energia, apostar na energia solar compartilhada traz vantagens a longo prazo. “Com a geração distribuída é a primeira vez que um brasileiro comum pode intervir, de alguma forma, em um dos insumos mais importantes para uma família: a energia elétrica. Ainda, sem investir diretamente é possível economizar na conta de luz, essas são algumas das vantagens diretas”, afirma ele.

Além disso, a energia solar fotovoltaica também é uma ótima oportunidade para pequenos negócios que desejam se desenvolver, investir em inovação e se adequar aos princípios fundamentais do ESG – sigla em inglês para environmental, social and governance (ambiental, social e governança).

“Outra vantagem é que, quando uma pequena empresa ou família de classe média baixa economizam na conta de luz, o recurso economizado volta para o município e o consumidor não sabe para onde este recurso é utilizado. No nosso modelo, a economia do bolso do consumidor beneficia o consumidor e a comunidade; nós já passamos de 15 mil clientes”, relata Molinari sobre os avanços com a companhia.

10 vantagens da energia solar compartilhada

Acompanhado da economia mensal que a categoria oferece, também há a redução de impactos socioambientais e a propagação de rentabilidades. “Esse é o principal impacto social do nosso modelo, além de outras vantagens mais tradicionais como a geração de empregos e investimento para os municípios no qual os projetos solares são instalados”, acrescenta o diretor.

Atualmente, segundo o Relatório de Status Global das Energias Renováveis de 2021, o Brasil é um dos maiores mercados de energia renovável da América Latina. Cercado de números positivos, o país só tende a se destacar ainda mais nos próximos anos. Pensando nisso, escalamos as 10 vantagens da energia solar compartilhada para você não perder tempo e fazer parte dessa evolução. Confira a seguir:

1. Proporciona economia na conta de luz

Em tempos em que a energia elétrica subiu proporcionalmente mais da metade, quem não quer economizar, não é mesmo? Pois com um serviço de energia solar por assinatura essa é uma vantagem fixa todos os meses na conta de luz.

2. Energia limpa e renovável

Você sabe quais são as vantagens da energia solar para o meio ambiente? Podemos dizer que muitas. Usar energia renovável na sua casa, apartamento ou negócio, permite que você tenha a mesma comodidade elétrica de sempre para seus afazeres, mas com um detalhe super importante: não emitindo poluentes na atmosfera e não agredindo o ecossistema.

3. Democratiza o acesso à energia elétrica

Combater a desigualdade e oferecer melhores opções de consumo para a população: essas são algumas das vantagens que a energia solar compartilhada oferece. Inclusive, isso vale tanto para empreendedores quanto para pequenas empresas e cidadãos que se encontram na base da pirâmide social. Democratizar o acesso à energia elétrica é uma conquista para todos.

Leia também: Empreendedorismo sustentável: O que é e como aplicar? 

4. É adequada às condições naturais do território brasileiro 

A energia renovável possui grande potencial no Brasil por ser um país composto por recursos abundantes naturais em seu território. Além disso, a categoria funciona como alternativa para o uso de recursos hídricos, escassos atualmente. Se a matriz energética fosse predominantemente renovável, as possibilidades de crises hídricas seriam muito menores que nos últimos anos.

5. Promove o sistema cooperativista

É possível atingir um sistema mais cooperativista com fontes de energia renováveis? Sim! As empresas e os cidadãos que aderem ao modelo, utilizam um sistema gerador de energia comunitário. Ou seja, é possível produzir energia para abastecer grandes cidades e muitas casas ao mesmo tempo, somente com um único espaço (uma fazenda solar).

6. Oferece mais transparência 

Durante muito tempo, o modo de consumir energia e como a quantidade desse consumo energético chegava até o consumidor final foi feito de maneira tradicional e sem variedade. Hoje, com a energia renovável, isso mudou. Você pode escolher de onde vem sua eletricidade e acompanhar todo o processo transparentemente no site da companhia responsável. Monitorar a quantidade de créditos gerados e acompanhar sua economia.

7. Não requer investimento 

No sistema de energia compartilhada não há instalação de placas ou equipamentos, e isso vale para casas, apartamentos e pequenos negócios. Mas, como isso é possível? Através das fazendas solares, que geram a energia que entra na rede da distribuidora.

8. Fomenta a economia global

Não dá para falar de energia renovável sem falar do seu impacto na economia mundial. Além de incentivar novos modelos de negócios de impacto e propagar o empreendedorismo sustentável, a energia renovável gera milhares de empregos. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o setor colocou em atividade mais de 292 mil novos empregos nos últimos anos.

9. Permite liberdade de escolha

Ter liberdade de escolha e voz ativa é um dos méritos alcançados pela humanidade. Principalmente quando envolve pautas sociais, políticas, democráticas e ambientais. A energia solar compartilhada, hoje, permite que a sociedade use a sua voz para opinar e escolher o seu consumo de energia elétrica. Permite escolher a fonte, o modelo e o serviço que melhor se enquadra ao seu estilo de vida.

Leia também: Energias renováveis e a meta de emissões líquidas zero! 

10: Contribui para o consumo consciente

Mais que escolher de onde vem sua energia, ao optar pela fonte solar você também está consumindo uma energia mais consciente. Na última década (e ainda mais potente nos últimos 2 anos), o desenvolvimento de uma cultura de consumo mais racional com as demandas de preservação de recursos naturais virou um objetivo fundamental. A energia solar compartilhada é uma forma de atender às necessidades do presente sem comprometer o futuro. Que tal fazer essa escolha e usar a Energia Para Mudar a sua casa ou negócio? Conheça as nossas soluções!

Assine nossa
newsletter